Histórias
de Impacto

sábado, 01.10.2022

Dyna agradece a Humana Brasil pelos projetos em sua aldeia

Por Vitória Prates

Fotografia: acervo pessoal
Fotografia: acervo pessoal
Em 2018, a Associação Humana Brasil iniciou o primeiro de muitos projetos na comunidade de Dyna, a aldeia Paraguassu, localizada em Paranhos, no Mato Grosso do Sul. O início foi a construção de uma cisterna, com o objetivo de garantir acesso a água potável a todos.

Segundo Dyna, antes era trabalhoso conseguir água: os moradores precisavam se deslocar até minas, muitas delas distantes e de difícil acesso. "Com uma cisterna no centro da aldeia, ficou tudo mais fácil, principalmente para os idosos", conta ela. "Poucos de nós têm água encanada, e, com o projeto, todos fomos beneficiados", completa.

Também na aldeia Paraguassu, a Humana realiza uma iniciativa voltada à saúde das mulheres. Em rodas de conversa semanais, elas conhecem seus direitos e aprendem mais sobre seu corpo e sobre saúde.

Com a rotina atarefada de professora, não é sempre que Dyna consegue participar dos encontros, mas ela já percebeu mudanças nas mulheres a sua volta. "Muitas delas não tinham com quem conversar, principalmente sobre a saúde e o corpo", reflete. "A Humana proporcionou o acolhimento que faltava a muitas."

Dyna também conta do novo curso "Lideranças Indígenas", voltado para os jovens, em que participa como orientadora. "É importante manter os jovens engajados, e a participação dos adolescentes está surpreendendo", conta. Dyna agora sonha com um projeto voltado para as crianças. "Todo o atendimento que recebemos na aldeia é muito bom. Fico muito feliz de esses projetos terem chegado aqui", comemora.
 
Conheça mais sobre o trabalho da Humana Brasil clicando aqui.

"Todo o atendimento que recebemos na aldeia é muito bom. Fico muito feliz de esses projetos terem chegado aqui."

Histórias relacionadas

 voltar para impacto