Desenvolvemos uma publicação sob medida para o universo do nosso parceiro no projeto.
Ok, é bom saber desde já: nunca chegamos na primeira reunião com um projeto pronto – antes, temos que nos conhecer melhor.
Para definir exatamente qual será o produto – se é um livro ou uma revista, o conteúdo, o preço de capa, a tiragem, a causa, o modelo de negócio – primeiro precisamos de dados de operação do potencial parceiro.
É o estudo aprofundado dessas informações que vai determinar as oportunidades que temos e orientar a criação do projeto. No caso de uma rede varejista, levamos em conta o perfil do público, a experiência de compra, o espaço físico, a dinâmica das lojas e até mesmo o plano de carreira dos funcionários e o sistema de reposição de estoque.
São dezenas de perguntas, números e análises de negócio, com base em toda a expertise da MOL, para definir o melhor projeto para cada parceria – tanto do ponto de vista do conteúdo, quanto do modelo de negócios.
Pensamos na fórmula mais segura e ágil para viabilizar a produção e maximizar as doações.
Inventamos três modelos de negócio: patrocinado, autossustentado e misto. (Hoje, a maior parte dos nossos projetos é autossustentada.)
Patrocinado: o custo de produção é 100% coberto por patrocínio. Como contrapartida, as empresas patrocinadoras anunciam na publicação ou recebem uma tiragem exclusiva. Até 100% do valor de capa pode ser doado.
Autossustentado: quando não há patrocínio, o custo é adiantado – pela Editora MOL, pelo varejista ou pela instituição beneficiada. Posteriormente, esse valor é descontado das vendas, e o restante é doado.
Misto: parte do custo é coberta por patrocínio, e outra é adiantada. As vendas cobrem o adiantamento, e o restante é doado.
Nesta etapa, também é definida a gestão de risco.
Ou seja: caso as vendas não atinjam o ponto de equilíbrio para recuperar o investimento, quem assume o prejuízo? Pode ser a Editora MOL, o varejista ou a instituição beneficiada – e o risco também pode ser compartilhado por dois ou mais parceiros.
Definimos o melhor método de arrecadação e escolhemos as instituições beneficiadas.
Criamos dois modelos de doação: fixo e variável. Cada um deles pode ser combinado com os três modelos de negócio apresentados no item anterior.
Fixo: define-se uma parcela ou porcentagem do preço de capa para ser destinada à causa. Por exemplo: a cada unidade vendida, R$ 1 é doado.
Variável: a doação só começa a ser contabilizada após as vendas cobrirem o custo de produção. Ou seja: o produto tem um ponto de equilíbrio, que precisa ser atingido para que o projeto gere doação.
A escolha das ONGs é feita em conjunto com a empresa parceira. É importante que as entidades tenham identificação com os valores, a atuação e o público do varejista ou do patrocinador. Além disso, as instituições são auditadas, garantindo transparência e a credibilidade.
Planejamos formas imbatíveis de engajar o time e levar o produto aos leitores.
Somos especialistas em elaborar o planejamento ideal para que o produto chegue ao consumidor final de forma eficiente. Nessa etapa, algumas das tarefas que realizamos são:
- • Captação de recursos e parcerias estratégicas;
- • Contratos e questões jurídicas;
- • Definição do modelo fiscal;
- • Desenvolvimento de materiais de PDV;
- • Estratégia logística, estoque, manuseio e distribuição;
- • Campanha de endomarketing e treinamentos para engajamento interno;
- • Campanhas de metas e de premiação;
- • Planejamento das ações de lançamento;
- • Gestão da operação dentro do varejo;
- • Acompanhamento permanente das vendas por meio de BI e CRM;
- • Vendas e projeção em outras plataformas, como redes sociais, e-commerce e canal de assinaturas;
- • Assessoria de imprensa, RP, SAC e ações com influenciadores.
Produzimos, lançamos e monitoramos as vendas para atingir o melhor desempenho possível.
Com todos os detalhes definidos, nossa redação é acionada para a produção. Pesquisamos histórias inspiradoras e relevantes e buscamos a forma mais bonita e acessível de apresentá-las nas páginas. Além disso, mantemos o relacionamento com os leitores em todos os canais disponíveis.
Quando o lançamento acontece, passamos também à etapa de acompanhamento das vendas no varejo. Nossa equipe de operações monitora a performance das lojas e dá suporte às equipes, controla os estoques e usa diversas ferramentas de projeção e ações motivacionais para promover resultados incríveis.
No fim do período de vendas, fazemos o acerto com o varejo, pagamos os impostos, subtraímos os eventuais custos devidos e efetuamos as doações proporcionais – tudo auditado por uma empresa externa e independente. A prestação de contas do projeto é publicada em detalhes na próxima edição do próprio produto e/ou nos canais oficiais da Editora MOL.