No São Francisco de Assis, Maria Paula lutou contra o câncer de mama e recuperou sua autoestima
Por Laura Guerra
Quando Maria Paula Silva, de Jacareí (SP), estava amamentando seu segundo filho, sentiu um pequeno nódulo na mama. Procurou um médico e, assim, descobriu que estava grávida novamente e também que tinha um tumor no seio. "Foram dois choques", comenta.
Maria Paula foi então encaminhada ao Hospital São Francisco de Assis, onde fez seu tratamento - por coincidência, sua mãe também tinha tratado um câncer de mama no local. Por conta da gestação, os médicos decidiram por um tratamento não invasivo, com avaliação da doença e acompanhamento psicológico. Aos sete meses de gravidez, foi realizada a cirurgia para remoção do tumor e retirada de uma das mamas. Um mês depois, Maria Paula deu à luz a um bebê saudável. "No São Francisco de Assis, encontrei o apoio e direcionamento de que precisava", diz ela, sobre a instituição.
Após a cirurgia, Maria Paula precisou continuar o acompanhamento, para garantir que o câncer não voltasse. Cerca de 12 anos depois, ela voltou ao hospital, desta vez, para fazer a reconstrução da mama. "Mas eu tinha medo de fazer a cirurgia", relata. O Hospital São Francisco de Assis, então, a apresentou ao Projeto Mão Amiga, em que ela ganhou uma prótese mamária externa. "Melhorou meu comportamento, postura e autoestima", conta Maria Paula.
Hoje, ela mantém o contato com a instituição, e chegou até a participar de campanhas, como a do Outubro Rosa de 2021. Agora, Maria Paula deseja usar sua experiência para ajudar outras pessoas na mesma situação. "Espero que a minha história possa animar quem está passando pelo mesmo. O caminho é difícil, mas vale a pena. Você ainda tem uma chance: foi o que o Hospital São Francisco de Assis me ensinou", diz.
Conheça mais sobre o trabalho do HSFA clicando aqui.
"O caminho é difícil, mas vale a pena. Você ainda tem uma chance: foi o que o Hospital São Francisco de Assis me ensinou."