Hospital São Francisco de Assis

Localizado em Jacareí (SP) e fundado há 40 anos, o hospital é pioneiro em atendimento humanizado no Vale do Paraíba. Atua com foco materno-infantil, oncológico e UTI. Só em 2018, mais de 500 mil pessoas foram atendidas pela organização.

R$ 149.339,56
Doados pela MOL até agora!

UTI Neonatal, pediátrica e Adulto

Unidades de Terapia Intensiva para recém-nascidos, crianças de até 14 anos e adultos.

Centro de Nefrologia

Tratamento para pacientes com insuficiência renal crônica e aguda. O serviço funciona diariamente no hospital, em três turnos: diálise peritoneal, hemodiálise e encaminhamentos para transplantes renais.

Centro de Oncologia

O Centro de Oncologia oferece: consultas; cirurgia oncologica nas áreas de Gastroenterologia, Mastologia, Oncologia cutanea (pele), Oncologia ginecologica e Urologia oncologica; quimioterapia; tratamento clínico e cuidados paliativos e, em breve, oferecerá radioterapia. 

Materno-infantil

O serviço compreende: pré-natal de alto risco; centro de parto humanizado; consulta de puerperio; cursos voltados para o parto e cuidados com o bebê; Follow-up da criança de risco; maternidade com alojamento conjunto; PA obstétrico 24h.

ODS adotados pela organização

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) integram a agenda socioambiental da Organização das Nações Unidas (ONU). São 17 temas humanitários que devem servir como prioridade nas políticas públicas internacionais até 2030. A meta é que todos os Países-membros da ONU implementem os 17 objetivos.

O que já realizamos

Em 1986, o Hospital inaugurou a Maternidade e em 1987 a UTI Neonatal, trazendo um conceito de saúde ainda novo para a época. Em 1989 e 1990 foram inauguradas as Clínicas Cirúrgica e Oncológica, respectivamente. Em 2001, com o funcionamento do Centro de Terapia Intensiva (UTI Adulto, UTI Pediátrica e UTI Neonatal), o hospital deu um salto no seu desenvolvimento. Em seguida, em 2003, inaugurou-se o Centro de Parto Humanizado, cujo trabalho foi reconhecido pelo Ministério da Saúde como modelo de atendimento humanizado à gestante. As duas conquistas em 2005 foram o CETRO (Centro de Tratamento e Referência em Oncologia) e o Arco Cirúrgico, equipamento que permite a realização de cirurgias mais complexas. Em outubro de 2006 foi aberto o serviço de Hemodiálise e em 2007 ocorreu a ampliação das instalações da ala cirúrgica para convênios, aumentando a capacidade em 14 leitos. Em seguida foi inaugurado o CEAMI  (Centro de Atendimento Materno Infantil). Em 2010 foi entregue a ampliação do PA Infantil e Adulto e em março de 2011 foi inaugurada a Hemodinâmica. Em 2013  foi inaugurada a ampliação do serviço de Nefrologia. Em 2015 a Unidade São Francisco Vida foi aberta para internações com 24 leitos; no mesmo ano a UTI Adulto passou a funcionar no prédio novo e foi aberta a UTI Cardiovascular. Em 2018, novo espaço exclusivo para realização de Endoscopias e Colonoscopias.

Próximos passos

Dois grandes passos que vão completar a oferta de serviços do Centro de Oncologia para a população estão prestes a acontecer: o Ambulatório de Cuidados Paliativos (construído com recursos da Editora MOL, da Droga Raia e de  outros voluntários) e a Radioterapia (construída com recursos do Governo Federal). O Ambulatório de Cuidados Paliativos é um projeto que visa oferecer consultas com médicos paliativistas e atendimento multidisciplinar de psicologia, de enfermagem, serviço social, nutricionista e terapia ocupacional para pacientes oncológicos atendidos no Hospital São Francisco de Assis. Já a Radioterapia está sendo construída com a intenção de oferecer um atendimento mais próximo para as cidades da região, fortalecendo assim a Política Nacional para Prevenção e Controle do Câncer, instituída pelo Ministério da Saúde.

Conquistas

Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal;
Hospital Amigo da Criança desde 2002;
6ª Melhor Maternidade e 12º Melhor Hospital do estado de São Paulo - 2010;
Top Vale (2011, 2012, 2013) e Melhores Ongs 2017;
Selo Doar e Certificação Phomenta - 2018.

"Essa parceria com a editora Mol e Droga Raia vai dar um impulso importante para completar nosso Centro de Oncologia. Estamos muito felizes!"

Mara Liberato
Diretora Administrativa

Orçamento anual

R$ 83.336.765

Governança, contabilidade e idoneidade

Contato da ONG

Hospital São Francisco de Assis

Rua Ernesto Duarte, 70 - Parque Califórnia - Jacareí (SP) - 12311-200

(12) 3954-2404 | hsfa@hospitalsaofrancisco.org.br

http://www.hospitalsaofrancisco.org.br/ |    

voltar para impacto