Histórias
de Impacto

sexta, 12.03.2021

Com incentivo do Instituto Plano de Menina, Luz aprendeu a confiar em si mesma e encontrou seu propósito

Por Karolyne Oliveira

Fotografia: acervo pessoal
Fotografia: acervo pessoal

Quando tinha 16 anos, Luz Ericka Quispe Tinini conheceu o Instituto Plano de Menina e a vida dela se transformou. A ONG é uma plataforma de protagonismo feminino que oferece workshops sobre educação financeira, autoestima, carreira, programação, direitos e empreendedorismo. Luz nasceu na Bolívia, se mudou com a família para o Brasil quando tinha menos de 2 anos e aqui encontrou oportunidades.

O Plano de Menina foi até a escola onde Luz estudava para uma apresentação. A jovem não queria ir, mas sabia que se ficasse em casa precisaria ajudar na limpeza e organização, então optou por participar do evento - e essa escolha foi decisiva. Luz estava muito confusa em relação ao futuro e o apoio da ONG foi essencial nesse processo. "Meus pais não terminaram nem o ensino médio, mas me incentivaram a estudar. Porém, eu tive que aprender sozinha como funcionava o ensino superior" conta.

No Instituto Plano de Menina, Luz começou a visualizar o seu futuro e aprendeu a confiar em si mesma: "você pode receber os melhores treinamentos do mundo, mas se você não confiar que você é boa o suficiente para estar ali, você não vai tão longe". Uma das atividades mais marcantes para Luz foi o workshop Mandala dos Sonhos. "Fizemos um mapa no qual eu pude ver o que eu queria para o meu futuro. Escolhi poder ajudar outras pessoas e ir para o terceiro setor. Quero fazer a diferença por meio do privilégio que eu tive de estudar, porque a educação mudou a minha vida."

Luz conta como o Plano de Menina realizou seu sonho de conhecer Malala Yousafzai. Desde que conheceu a história da ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Luz se inspirou na jovem. Até que a ativista paquistanesa veio ao Brasil para um evento e Luz foi convidada pela Viviane Duarte, fundadora da ONG, para conhecê-la. Depois do encontro, Luz teve uma certeza: ela queria causar impacto positivo na vida das pessoas. Hoje, com 20 anos, Luz trabalha em uma empresa de tecnologia e faz faculdade de Relações Internacionais.

O Instituto Plano de Menina é uma organização social beneficiada pelo livro Meu Querido Corpo, lançado em parceria com a Libbs. A doação será usada para implementar novas tecnologias na plataforma planodemenina.com.br e ajudar a alcançar mais garotas em todo o Brasil.

"Quero fazer a diferença por meio do privilégio que eu tive de estudar, porque a educação mudou a minha vida!"

Histórias relacionadas

 voltar para impacto