Um livro e vários ideais: com Livres e Iguais!, MOL e Nossas ajudam 5 organizações
Por Joana Darc Leal
Insatisfação e vontade de agir. Foi a junção desses dois sentimentos que deu origem ao Nossas, um laboratório de ativismo que, desde 2011, identifica e treina agentes para desenvolver e implementar iniciativas com impacto direto nas suas comunidades. A organização é uma das realizadoras do #NinguémFicaPraTrás, ação histórica de arrecadação de recursos para fortalecer instituições que trabalham acolhendo vítimas de intolerância e ódio.
Em 2019, graças a uma bem-sucedida campanha de financiamento coletivo, a MOL pôde dar vida ao Livres e Iguais!, livro que teve renda revertida para o Nossas. A ONG dividiu a doação igualmente entre cinco organizações já apoiadas pelo movimento #NinguémFicaPraTrás. Conheça algumas ações dessas entidades e saiba o que elas fizeram com o valor que receberam:
Centro Carmen Bascarán
É uma ONG que atua no interior do Maranhão, promovendo o enfrentamento ao trabalho escravo por meio de atendimento social e jurídico. Também oferece cursos de capacitação profissional para educadores socioculturais em direitos humanos, dança afro, direitos humanos e capoeira, e realiza eventos de mobilização e conscientização social sobre os direitos da juventude negra e o combate à violência
Com a doação do Livres e Iguais!, o centro realizou a XI Semana de Consciência Negra do CDVDH/CB, com oficinas de confecção de bonecas Abayomi - boneca feita de tranças ou nós, usando retalhos como matéria-prima, símbolo de resistência do povo africano, que foi trazido ao Brasil a força para ser vendido como escravo - para 120 crianças, adolescentes e jovens, rodas de conversa sobre racismo e intolerância e uma noite cultural.
Casa de Referência da Mulher Tina Martins
Luta pela efetivação dos serviços de atendimento às mulheres vítimas ou em risco de sofrer violência em Belo Horizonte (MG). Hoje, atua em quatro eixos: formação política, encaminhamentos (jurídicos e psicológicos), acolhimento e abrigo.
A casa utilizou a doação para reformar o banheiro do espaço que abriga as mulheres em situação de violência doméstica e de gênero. Ter um espaço acolhedor para receber essas mulheres e suas famílias é uma das prioridades da instituição.
Centro de Trabalho Indigenista
É uma associação sem fins lucrativos que atua em terras indígenas, trabalhando para que os povos possam assumir o controle de seus territórios e esclarecendo sobre seus direitos constitucionais.
O recurso doado foi somado a outros apoios para a realização da I Marcha das Mulheres Indígenas em Brasília, em agosto de 2019. A passeata contou com a participação de mais de 2 mil indígenas. A doação ajudou a garantir a alimentação de comitivas do Maranhão, formadas por mulheres das etnias Guajajara e Timbira.
Mulheres de Mirabal
Centro que acolhe e abriga mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em Porto Alegre (RS). A equipe, formada por assistentes sociais, psicólogas e advogadas, realiza oficinas, eventos e rodas de conversa para toda a comunidade.
O repasse do Livres e Iguais! será útil na compra de uma impressora e de uma máquina para estampar camisetas, copos e bonés, atividade que vai ajudar a manter o funcionamento da instituição.
Casa Miga
Trabalha na região da Amazônia apoiando a ressocialização de pessoas LGBTs em situação de vulnerabilidade social, incluindo LGBTs refugiados. Atua criando redes de proteção estratégica com suporte jurídico, psicológico e médico.
O projeto usou a doação para comprar alimentos, itens de higiene e material de limpeza, além de pagar despesas regulares, como contas de água, luz e o aluguel do imóvel onde a instituição funciona atualmente.
Clique aqui e conheça o trabalho desenvolvido pelo Nossas.
"O Nossas é um dos realizadores do #NinguémFicaPraTrás, uma ação histórica!"