Fundação Dorina Nowill para Cegos

Desde 1946, a Fundação Dorina Nowill para Cegos oferece, gratuitamente, serviços especializados para pessoas com deficiência visual e suas famílias, como reabilitação e educação especial. É responsável por uma das maiores Imprensas Braille do mundo.

R$ 386.870,78
Doados pela MOL até agora!

Lego Braille Bricks - Brincar Aprender e Incluir

Iniciativa em parceria com a Fundação LEGO para transformar peças em um sistema de leitura e escrita Braille, tornando-se um poderoso recurso no processo de alfabetização, inclusão e lazer de crianças. Promove a capacitação de educadores e a distribuição do recurso pedagógico gratuitamente.

Projeto Jovens Talentos

Contribuir de forma integral para o desenvolvimento pessoal e profissional de 30 jovens e adultos com deficiência visual, por meio de cursos livres de qualificação profissional, com foco no ingresso ao mundo do trabalho, para possibilitar a primeira oportunidade ou retomada às atividades eventualmente interrompidas.

Cultivando a Leitura

Contribuir para que pessoas com deficiência visual tenham acesso ao livro e à leitura, produzindo 110 novos títulos, totalizando 165 mil livros em formatos acessíveis. Estes são destinados para a distribuição gratuita a 3.000 instituições do país, o acesso na biblioteca online da Fundação e outras ações para a promoção de leitura acessível.

Programa de Reabilitação para pessoas com deficiência visual

Diminuir em 30% a fila de espera, ampliando o atendimento especializado nas áreas de Oftalmologia e Orientação e Mobilidade, com foco em adultos e idosos. Ambos os recursos são fundamentais para acompanhamento e manutenção da saúde ocular, além de resguardar e desenvolver as habilidades necessárias para a autonomia.

505
beneficiários
134
colaboradores
300
voluntários

ODS adotados pela organização

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) integram a agenda socioambiental da Organização das Nações Unidas (ONU). São 17 temas humanitários que devem servir como prioridade nas políticas públicas internacionais até 2030. A meta é que todos os Países-membros da ONU implementem os 17 objetivos.

O que já realizamos

As doações contribuíram para a diminuição da fila de espera e impactou, no último semestre de 2019, a vida de 72 pessoas. Em média, 600 atendimentos foram oferecidos diretamente e todos concluíram seus processos, atingindo os objetivos propostos pelas áreas técnicas e de acordo com necessidade pessoal de cada um.
 

Próximos passos

Neste ano, dentro do contexto atual de pandemia e da urgência em atender mais amplamente às pessoas com deficiência visual e suas famílias, mesmo que por meio tecnológico, temos o objetivo de proporcionar bem-estar psicossocial, para minimizar impactos da realidade externa na saúde mental das pessoas atendidas pela organização.
 

Conquistas

CNAS - Registro nº 242.212 Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social Certificação Deferida através da Portaria SNAS/MDS nº 000323/2018-89;
Instituto Nacional do Seguro Social INSS - nº 736.633;
Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social SEADS - nº 548/1948.

"Promover a autonomia, a inclusão de pessoas com deficiência visual e a sensibilização de toda a sociedade para a causa é o foco do trabalho da Fundação Dorina, com o objetivo de colaborar para a construção de uma sociedade inclusiva e para todos. "

Alexandre Munck
Superintendente Executivo

Orçamento anual

R$ 23.225.556

Contato da ONG

Fundação Dorina Nowill para Cegos

Rua Doutor Diogo de Faria, 558 - Vila Clementino - São Paulo (SP) - 04037-001

(11) 5087-0999 | contato@fundacaodorina.org.br

http://www.fundacaodorina.org.br |    

voltar para impacto