Histórias
de Impacto

segunda, 06.04.2020

Resgatado em lata de lixo, vira-lata Paçoca compartilha sua alegria com quem mais precisa

Por Helaine Martins

Fotografia: acervo pessoal
Fotografia: acervo pessoal

"Eu brinco que se, algum dia, o Paçoca foi um cachorro abandonado ou triste, ele nem lembra", diverte-se Rodrigo Luís, tutor do vira-lata de quase 4 anos. O encontro com o peludo aconteceu em junho de 2016, quando Rodrigo e a esposa Natália já estavam cansados de passear por feiras de adoção de animais em busca de um novo amigo.

Naquele dia, eles quase foram fisgados por um cão, mas o acharam grande demais. Até que decidiram dar uma passada pela feira promovida pela ONG Tudo por Eles, que há 22 anos resgata animais domésticos de maus tratos em São Paulo. E lá estava Paçoca. "Quando chegamos na feirinha vimos um filhotinho dormindo tão tranquilo e logo pensamos 'será que é ele?'. Pegamos o cachorrinho no colo e foi amor à primeira vista", conta Rodrigo.

Paçoca havia sido resgatado havia poucos dias, após ser encontrado abandonado em uma lata de lixo com, aproximadamente, 45 dias de vida. Na sede da organização, recebeu os cuidados necessários, como vermifugação e castração, e foi encaminhado para adoção. "Ali na feira tivemos certeza de que era ele. Fomos entrevistados pela tia Cida, presidente da ONG, preenchemos o termo de adoção e no dia seguinte fomos buscá-lo", diz Rodrigo.

De lá para cá, a vida do Paçoca mudou. Vive uma rotina agitada, indo a passeios, participando de grupos de encontros de vira-latas e ainda atua como cão terapeuta. Na companhia dos tutores, realiza visitas a instituições que cuidam de crianças, adultos e idosos. "Ele é extremamente carinhoso, dócil e bagunceiro. Paçoca tem tanta felicidade dentro de si que a gente leva ele para compartilhá-la."

Para acompanhar o Paçoca nas redes sociais é só acessar @pacoca_malucao. 

"Ele é muito carinhoso, dócil e bagunceiro. Paçoca tem tanta felicidade dentro de si que a gente leva ele para compartilhá-la."

Histórias relacionadas

 voltar para impacto