Terapeutas transformam frustração em oportunidade e criam linha própria de produtos
Por Roberta Barbieri
Colegas de faculdade, as terapeutas ocupacionais Livia Swerts, de 30 anos, e Paula Sales, 29, de Belo Horizonte, compartilharam uma frustração quando começaram a atender pacientes: acharam que os materiais terapêuticos disponíveis para quem atua nessa área eram pouco criativos e de baixa qualidade.
Acreditando que poderiam desenvolver opções melhores, criaram, em 2016, a Estímulos, uma loja virtual de jogos que promovem o desenvolvimento de funções cognitivas, próprios para serem usados não só por profissionais da terapia ocupacional, mas também por psicopedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos e professores.
Elas contam que a única opção que encontravam para desenvolver a memória, por exemplo, era o tradicional conjunto de cartas com imagens duplicatas, comumente usado em brincadeiras infantis. Inovaram lançando o jogo Histórias: ler e lembrar, que traz cartões com pequenas narrativas de um lado e perguntas de interpretação de texto no verso. Outro produto que faz sucesso é o ComandaMENTE, que propõe atividades deste tipo: "Se você gosta de maçã, marque o limão. Se não gosta, marque a banana".
As sócias também focaram na praticidade e na qualidade dos materiais. Em vez de caixas de papelão, as embalagens são pastas com zíper, que duram mais e facilitam o manuseio. E os itens de papel, como as cartas, são plastificados. Os diferenciais têm conquistado clientes como a psicopedagoga Carolina Corrêa, de 35 anos, de Curitiba, que já comprou 18 produtos da marca. "As propostas dos jogos são ótimas e me ajudam muito nos diagnósticos", diz.
Livia e Paula dividem-se entre todas as tarefas, produzindo os materiais artesanalmente. Começaram com 15 jogos, e hoje há 57 opções no catálogo. A ideia é seguir crescendo, e o Prêmio Pandora Mulheres Empreendedoras deve ajudá-las: "Precisamos estruturar mais algumas áreas da empresa, e o prêmio vai ser muito importante para agregar conhecimentos técnicos e nos ajudar a encontrar quais caminhos seguir", diz Paula. "Queremos ser referência na área, pois acreditamos que a Estímulos faz muita diferença na vida dos profissionais e pacientes", completa Livia.
Para saber mais:
www.lojaestimulos.com.br
"Queremos ser referência na área, pois acreditamos que a Estímulos faz muita diferença na vida dos profissionais e pacientes!"