fechar

Você Está na Lista!

PS: já, já vai chegar um presentinho lá no seu email ;)

fechar

Editora MOL

Assistir Vídeo      english
terça, 17.03.2020

Causa? Que causa?

Cultura de Doação


Talvez você esteja a apenas alguns cliques de distância de descobrir a sua. Andréa Wolffenbüttel, diretora de comunicação do IDIS, te dá uma mãozinha ;)
Talvez você esteja a apenas alguns cliques de distância de descobrir a sua. Andréa Wolffenbüttel, diretora de comunicação do IDIS, te dá uma mãozinha ;)

Você sabe qual é a sua causa? Saúde, educação, meio ambiente...? Se você não tem muita certeza ou se não faz a menor ideia, não se preocupe. A maior parte dos brasileiros também não sabe responder a essa pergunta. Pode parecer que não tem importância, mas se você nunca refletiu sobre qual é a sua causa, talvez nunca tenha pensado no que você gostaria de mudar no mundo. 

Vou refazer a pergunta: o que você gostaria de mudar no mundo? Ficou mais fácil? Talvez você queira que as pessoas tenham casa e não morem nas ruas, ou que as crianças tenham boas escolas, ou que os rios sejam limpos e com peixes. 

E por que é importante saber o que quer mudar no mundo? É importante por um motivo muito simples: você pode mudar o mundo!


Talvez você seja como o Nelson: no teste, ele é o personagem que representa pessoas que abraçam causas como cultura, educação, inclusão e diversidade.

Claro que não é só você, nem é de uma hora para outra, mas você pode porque não está sozinho. Seja lá qual for a sua causa, fique certo que existem outras pessoas trabalhando por essa transformação. E se você se juntar a elas para ajudar, seja com dinheiro, seja com trabalho, conhecimento ou bens, estará antecipando a mudança que quer ver acontecer.

Talvez você agora esteja parado, tentando identificar qual é a sua causa, em meio a tantas que existem. Para você não perder mais tempo com isso, o IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) criou um teste que descobre a sua causa. É bem fácil e divertido: descubrasuacausa.net.br. São nove perguntas e você vai entender melhor o que te toca, o que te move. Até hoje quase 200 mil pessoas já fizeram o teste e descobriram suas causas preferidas. E se você quer saber qual são as causas mais populares entre os brasileiros, basta clicar aqui.

Mas por que o IDIS desenvolveu esse teste?
Fizemos isso porque detectamos que uma das barreiras à expansão da cultura de doação no Brasil é que as pessoas não percebem o poder transformador que elas têm. Não entendem o poder transformador da doação. Doar não é só quando vemos alguém sofrendo, nos solidarizamos e damos alguma ajuda para tirá-la daquela situação momentânea. Claro que essa doação é relevante, mas doar também é expressar os seus valores, suas crenças e seus desejos.

Quando você doa para uma organização social, você passa a fazer parte daquele movimento positivo que está transformando a realidade. Você deixa de ser uma só uma pessoa e passa a ser um cidadão. Alguém que também se sente responsável pelo mundo em que todos vivemos. Alguém que sabe que é responsável e que tem o poder de transformar, de melhorar, de realizar... 

Aí você vai me perguntar: como posso ter certeza que essa organização social vai mesmo usar o dinheiro que eu doei para uma coisa boa, que vai melhorar a sociedade para todos?

Eu vou te responder: todas as organizações que aparecem no resultado do teste foram validadas pelo próprio IDIS ou algum dos seus parceiros. Agora não perca tempo, vá até o descubrasuacausa.net.br e veja que tipo de cidadão você é e qual é a sua causa. Você vai perceber que é muito mais legal quanto a gente sabe o quer muda no mundo! :)

Andréa Wolffenbüttel é jornalista. Trabalhou em emissoras de TV, jornais e revistas, e há 12 anos migrou para o terceiro setor. Ela foi responsável pela comunicação do Instituto Akatu e da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Desde 2015 dirige a Comunicação do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS).




Destaques Outros
destaques