Projeto Saúde & Alegria

O Projeto Saúde & Alegria presta assistência em saúde a comunidades ribeirinhas em situação de risco na Amazônia, apoiando seu desenvolvimento comunitário e levando até elas programas de saúde, saneamento, economia e meio ambiente.

R$ 386.870,78
Doados pela MOL até agora!

Rede Mocoronga de Comunicação Popular

Rede popular de informação e comunicação, capacita grupos de jovens para atuarem como repórteres da floresta. Produzem programas de rádio, jornais, vídeos e mídia digital em processos de educação por meio da comunicação. Trabalham com campanhas que abordam temas como saúde e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

Acesso à água e Saneamento Básico nas Comunidades da Amazônia

Implanta sistemas independentes de tratamento e abastecimento de água, geridos pelas comunidades, que garantem melhores condições de saúde evitando doenças de veiculação hídrica e colaboram com a saúde do planeta, usando tecnologia limpa com energia solar.

Saúde da Família Fluvial - Barco Hospital Abaré

Modelo de atenção básica à saúde adaptado a comunidades da Amazônia, o Navio-hospital Abaré presta assistência regular a mais de 15 mil ribeirinhos do Tapajós e Arapiuns. Em 2010, a experiência inspirou uma política pública nacional que criou a estratégia Saúde da Família Fluvial para Amazônia legal.

Projeto Floresta Ativa

É uma plataforma de oportunidades socioeconômicas para manejo sustentável da floresta, fortalece cadeias produtivas que aproveitam melhor os potenciais existentes na Amazônia em empreendimentos que contribuem para a redução do desmatamento, elevam a renda e promovem a inclusão social das comunidades amazônicas envolvidas.

15.000
beneficiários
44
colaboradores
5
voluntários

ODS adotados pela organização

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) integram a agenda socioambiental da Organização das Nações Unidas (ONU). São 17 temas humanitários que devem servir como prioridade nas políticas públicas internacionais até 2030. A meta é que todos os Países-membros da ONU implementem os 17 objetivos.

O que já realizamos

Apoiou o funcionamento do Barco Hospital Abaré, um modelo de atenção básica de saúde adaptado às comunidades da Amazônia, que realiza cerca de 20 mil procedimentos de atendimento em saúde e 200 atividades de educação e prevenção por ano, prestando assistência regular a 15 mil ribeirinhos.
 

Próximos planos

Aumentar o atendimento socioeducativo para garantir os direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social nas comunidades ribeirinhas, com atividades de lúdicas e de educação em saúde, cidadania, educação ambiental e saberes para a vida saudável.
 

Conquistas

Pioneiros do Século XXI - World Media;
Milton Santos de Saúde & Ambiente - OPAS;
Cidadania - Comunidade Solidária - ONU;
Tecnologia Social - FBB;
Empreendedor Social - FSP, Fundação Schwab;
Medalha Dom Helder Câmara - CN de Secretários de Saúde;
Eleito umas das 100 Melhores ONGs do Brasil, pelo Instituto Doar.
 

"A primeira coisa que fazemos ao atuar nas comunidades é considerar as pessoas cidadãs capazes, dando instrumentos para se desenvolverem e lhes respeitando como parceiras de um projeto maior de cidadania do país."

Eugênio Scannavino
Fundador

Orçamento anual

R$ 10.156.185

Contato da ONG

Projeto Saúde & Alegria

Av. Mendonça Furtado, 3979 - Santarém (Pará) - 68040-050

(93) 99143-1091 | psa@saudeealegria.org.br

https://www.saudeealegria.org.br |    

voltar para impacto