Graças ao Saúde e Alegria, os moradores de São José agora têm água em casa para cozinhar e tomar banho
Por Giovanna Reis
Antes de o Projeto Saúde e Alegria (PSA) aparecer na comunidade de São José, os habitantes precisavam coletar água da lama ou carregar galões por longas distâncias. A dificuldade de abastecimento impactava a qualidade de vida e a saúde das 31 famílias da comunidade, como conta a pescadora e mãe de cinco filhos, Cristina Santos Pinto, de 38 anos.
Em junho de 2021, o PSA tornou realidade o sonho da comunidade de ter água potável saindo pela torneira. O projeto de criação de um poço de 80 metros de profundidade e um elevado com três caixas de 5.000 litros cada uma, além de 3.000 metros de rede de distribuição, foi feito em parceria com a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), e a Sociedade para a Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente (Sapopema).
Ao todo, foram beneficiadas cerca de 200 pessoas que, entre outras dificuldades, precisavam utilizar buracos feitos no chão como sanitários. "A questão de higiene pessoal e saúde melhorou muito, é visível", diz Cristina. "Fazer as necessidades no chão era a nossa única opção até o PSA chegar com o sistema de abastecimento e saneamento."
A pescadora, que é também uma das lideranças de São José, ressalta a melhoria na qualidade de vida dos moradores idosos, que, por terem movimento reduzido, são os que mais se beneficiam de banheiros bem equipados e torneiras com água potável. "Não consigo expressar o quão satisfeita está a comunidade agora que temos vaso, chuveiro, pia de cozinha... Temos tudo e somos muito gratos", diz Cristina.
Conheça mais sobre o trabalho do Projeto Saúde & Alegria clicando aqui.
"Não consigo expressar o quão satisfeita está a comunidade agora que temos vaso, chuveiro, pia de cozinha... Temos tudo e somos muito gratos."