Apae Belo Horizonte

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Belo Horizonte presta atendimento especializado a pessoas com deficiência intelectual e múltipla. A entidade oferece serviços nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia.

ONG Certificada
 
R$ 241.379,05
Doados pela MOL até agora!

Estimulação e integração sensorial

Estimula a integração sensorial, ou seja, favorece o desenvolvimento da audição, do tato, paladar, olfato, visão, equilíbrio e movimento. Assim desenvolve a funcionalidade e autonomia das pessoas com deficiência,  principalmente aquelas com transtornos neuro sensoriais.

Qualidade de vida e a participação social

Possibilitar ao atendido a construção de relações de cooperação, respeito, diálogo e de valorização da diversidade de escolhas. 

Promoção da aprendizagem das pessoas com deficiência intelectual

Desenvolvimento de um conjunto de ações, procedimentos e estratégias especializadas dentro do espaço da Escola Especial Oficina Sofia Antipoff, buscando a garantia do percurso escolar e a aprendizagem efetiva dos alunos com deficiência intelectual e multipla/autismo a partir dos 06 anos.

Desenvolvendo novas habilidades

Favorecer o desenvolvimento de cada indivíduo, reforçando suas potencialidades e a funcionalidade, oferecendo o suporte necessário para que ele enfrente as dificuldades impostas por sua deficiência. Assim, a Apae-BH poderá garantir o bem-estar de tais indivíduos e sua inclusão na sociedade.

1.700
beneficiários
350
colaboradores
54
voluntários

ODS adotados pela organização

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) integram a agenda socioambiental da Organização das Nações Unidas (ONU). São 17 temas humanitários que devem servir como prioridade nas políticas públicas internacionais até 2030. A meta é que todos os Países-membros da ONU implementem os 17 objetivos.

O que já realizamos

A instituição se preocupa em inovar e em atender o seu público da melhor forma possível. Para isso, as suas doações são voltadas para a manutenção de seus serviços e de projetos para a habilitação e reabilitação na área da saúde, de assistência social e também educação.
 

Próximos planos

Pretendemos dar continuidade aos serviços na área de educação, saúde, assistência social, atendendo gratuitamente as pessoas com deficiência e suas famílias, inovando e adequando os seus atendimentos para atender as novas demandas desse público para a promoção do bem estar e da qualidade de vida.
 

Conquistas

Prêmio Inclusão, concedido pela Câmara de Vereadores de Belo Horizonte - 2010;
2º Prêmio de Reabilitação e Readaptação Profissional (2011).
Grande Colar do Merito Legislativo Municipal (2016), dentre outros.
Prêmio Brasil Mais Inclusão (2017) - Brasília.
Prêmio Judith LeBlanc de inclusão na vida (2018).
 
 

"A APAE de Belo Horizonte foi fundada em 1961 e hoje atende 1.700 pessoas com deficiência intelectual e múltipla/autismo e suas famílias, nas áreas de assistência social, educação e saúde em todo o seu ciclo de vida, do nascimento a velhice. "

Maria Tereza Feldner de Barros Araujo Cunha
Presidente

Orçamento anual

R$ 14.536.736

Governança, contabilidade e idoneidade

Contato da ONG

Apae Belo Horizonte

Belo Horizonte/MG

(31) 3489-6930 | apaebh@apaebh.org.br

http://www.apaebh.org.br |    

voltar para impacto