Vocação

A Vocação combate às desigualdades sociais por meio de um ecossistema de transformação social. A ONG promove educação e geração de oportunidades de emprego e renda, fortalecendo o potencial de pessoas e famílias para que transformem a si mesmas e suas comunidades.

R$ 12.029,60
Doados pela MOL até agora!

Programa Jovem Aprendiz

O Programa Jovem Aprendiz possui o propósito de preparar os jovens, focando em seus projetos de vida de forma abrangente no mundo do trabalho e no fornecimento de informações básicas e vivências que os fortaleçam como cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.

Programa Preparação para o Trabalho - PPT

O programa Preparação para o Trabalho (PPT) possui o foco na formação de jovens e adolescentes para o mundo do trabalho, contribuindo para a construção de projetos individuais e coletivos, e vivências de situações simuladas às encontradas no ambiente de trabalho. Além disso, o programa contribui no desenvolvimento da autonomia, autoestima e sustentabilidade.

Programa Crê-Ser

O Programa Crê-Ser é desenvolvido com o objetivo de oferecer proteção social para crianças e adolescentes, dos 6 aos 14 anos, em situação de vulnerabilidade social. Visando também favorecer a ampliação do universo cultural de crianças e adolescentes por meio de atividades socioeducativas.

Vocação LIT

A plataforma Vocação LIT faz parte do Ecossistema de Transformação Social da Vocação. Ela foi lançada por meio da campanha "Abrindo Portas para o Futuro", em parceria com a Saint Paul, e possui a missão de oferecer cursos que atendem às novas demandas do mundo do trabalho contemporâneo para jovens de baixa renda.

ODS adotados pela organização

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) integram a agenda socioambiental da Organização das Nações Unidas (ONU). São 17 temas humanitários que devem servir como prioridade nas políticas públicas internacionais até 2030. A meta é que todos os Países-membros da ONU implementem os 17 objetivos.

O que já realizaram até agora

Em 2020, a Vocação atingiu a expressiva marca de 38.924 vidas impactadas. Esse total é referente às 1.776 pessoas que foram atendidas pelo eixo atendimento da organização, aos 851 profissionais do SUAS e as mais de 36.297 pessoas atendidas pela rede socioassistencial que participa do assessoramento da organização. Em função da pandemia de Covid-19, a Vocação passou a realizar o atendimento a crianças, adolescentes e jovens, de forma virtual. Além disso, através da colaboração com entidades parceiras, a organização realizou uma pesquisa em comunidades e detectou que as famílias estavam com dificuldades para comprar alimentos, itens de higiene pessoal e máscaras de proteção. 

Após analisar os resultados da pesquisa, a Vocação decidiu criar 3 campanhas para mitigar os principais problemas que foram agravados pela pandemia: Ação Solidária contra Covid-19 (arrecadou fundos para compra de itens essenciais), Doe Máscaras A Quem Precisa (convocava as pessoas a comprarem kits de máscaras do Brinde do Bem para serem doadas às famílias em vulnerabilidade) e Conectividade na Periferia (arrecadou recursos para disponibilizar conexão à internet aos adolescentes e jovens atendidos pelos seus programas sociais). 

Próximos passos

A Vocação sempre acreditou que a qualificação profissional é o caminho mais eficaz para que jovens em situação de vulnerabilidade social possam despertar seus talentos e quebrar o ciclo de pobreza familiar em que estão inseridos. Por meio do Ecossistema de Transformação Social e com a Vocação LIT, a organização pretende ampliar os horizontes desses jovens através do oferecimento de cursos profissionalizantes nas seguintes áreas: Marketing Digital, Design Thinking, Data Science, Inteligência Artificial e Negócios Digitais.

Com mais apoio, a organização pretende também investir em plataformas tecnológicas e na formação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social. O objetivo da Vocação é oferecer práticas pedagógicas e tecnologias modernas para que os jovens tenham maiores chances de ingressar no mercado de trabalho, criando oportunidades de desenvolvimento e segurança para que sua inclusão social seja estável e duradoura.

Conquistas

ONG contemplada pelo Instituto Doar e Revista Época com os prêmios de Melhor ONG do Brasil e Melhor ONG de Educação - 2017;
Revelada pelo Guia Melhores ONGs, junto ao Instituto Doar e a Rede Filantropia, como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil - 2018;
Eleita uma das 100 Melhores ONGs do Brasil, recebendo o prêmio de Melhor ONG da região sudeste - 2019;
Considerada uma das 100 Melhores ONGs do Brasil na premiação promovida pelo Instituto Doar em parceria com a Ambev e o Mundo que Queremos - 2020;
Certificação A+ pelo Instituto Doar - 2020;
Eleita uma das 100 Melhores ONGs do Brasil - 2021;
Eleita pelo 5° ano consecutivo uma das 100 Melhores ONGs do Brasil na premiação promovida pelo Instituto Doar em parceria com a Ambev e o Mundo que Queremos - 2021.

"A Vocação acredita na capacidade das pessoas criarem mudanças e impacto social. Ao longo de quase 55 anos de história, a Vocação já impactou mais de 300 mil crianças e jovens, despertando suas vocações e gerando oportunidades de inclusão. Parcerias como esta nos fazem seguir em frente."

Josmael Castanho
Diretor de Operações e Finanças

Orçamento anual

R$ 9.785.845

Contato da ONG

voltar para impacto