Transporte Ativo

Promove todos os meios de transporte movidos a propulsão humana, como bicicleta, skate e patins. Realiza pesquisas e oferece os dados a órgãos públicos, norteando ações oficiais. A Transporte Ativo já organizou 810 ações pró-mobilidade desde 2003.

R$ 4.434,02
Doados pela MOL até agora!

Metodologia para Contagens de Ciclistas

Atividade teve como premissa preencher lacunas no conhecimento do volume de ciclistas nas cidades brasileiras. Após sucesso no Rio De Janeiro, preparam tutorial para metodologia ser reaplicada em qualquer cidade brasileira. Isto levou a realização de mais de 90 contagens, em mais de 20 cidades brasileiras e segue crescendo.

Workshop Qualificando a Promoção da Mobilidade por Bicicleta no Brasil

4 workshops com o objetivo de qualificar o belo trabalho que organizações da sociedade civil fazem em prol das bicicletas em todo o país.  Os workshops visam a transferência de conhecimento entre as organizações e acesso à informações que podem ajudá-las a atingir patamares além dos que já vinham alcançando.

Perfil do Ciclista Brasileiro

Primeira pesquisa brasileira sobre o perfil dos ciclistas urbanos com abrangência nacional, preenchendo uma lacuna onde havia escasso conhecimento sobre usuários. Organizada pela Transporte Ativo e LABMOB-UFRJ, contou com uma extensa rede de organizações colaboradoras em suas duas edições, em 2015 e 2018.

Ciclo Rotas Centro

Um presente da sociedade civil à prefeitura, visando estruturar uma rede cicloviária no Centro do Rio de Janeiro. Ciclistas cariocas se uniram para construir um plano completo de ciclorrotas cruzando toda a região central, uma rede capaz de integrar os bairros centrais e ao mesmo tempo unir a Zona Sul à Zona Norte.

2.000
beneficiários
10
colaboradores
20
voluntários

ODS adotados pela organização

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) integram a agenda socioambiental da Organização das Nações Unidas (ONU). São 17 temas humanitários que devem servir como prioridade nas políticas públicas internacionais até 2030. A meta é que todos os Países-membros da ONU implementem os 17 objetivos.

O que já realizamos

Já realizou estudos e colaborou com projetos que fizeram a diferença em diferentes cidades. Estão sempre de olho em oportunidades para pensar e implementar mudanças que possam beneficiar a mobilidade local e consequentemente melhorar a qualidade de vida na área de abrangência dos projetos.
 

Próximos planos

Seguem estudando e tentando compreender a mobilidade nas cidades e suas principais necessidades e dificuldades, em busca de soluções simples e efetivas, de baixo custo e fácil implementação. Quanto maior o apoio, maiores as possibilidades de resultados efetivos.
 

Conquistas

Prêmio ANTP-Abradibi - 2005;           
Prêmio Pedala Brasil - 2007;
Prêmios Cycling Visionaries Award (Viena) - 2013; 
Cycling Luminaires Award (Austrália) - 2014;                   
Eco-Counter International Award (França) - 2015;
Finalistas Prêmio FBB de Tecnologia Social 2017;
Projeto Certificado como Tecnologia Social, pela FBB Ciclo Rotas.
 

"Desde 2003, a Transporte Ativo busca um objetivo tão simples quanto pedalar: mais pessoas em mais bicicletas mais vezes. Promovendo o uso da bike e todas as suas virtudes individuais e coletivas para melhorar a mobilidade urbana em prol de cidades mais saudáveis."

Eduardo d'Ávila Bernhardt
Diretor Financeiro

Orçamento anual

R$ 393.592

Governança, contabilidade e idoneidade

Contato da ONG

Transporte Ativo

Rio de Janeiro/RJ

(21) 99697-8900 | contato@ta.org.br

http://ta.org.br |    

voltar para impacto