INATAA

Criado em 2008, o Instituto Nacional de Ações e Terapia Assistida por Animais - INATAA, proporciona a idosos e crianças doentes melhoria na saúde física, emocional e mental por meio dos benefícios terapêuticos da relação humano-animal.

ONG Certificada
 
R$ 35.489,41
Doados pela MOL até agora!

Atendimento psicológico a vítimas de violência sexual

A terapia assistida por cães visa tornar o ambiente mais acolhedor para a vítima, facilitar a aceitação e abertura ao processo terapêutico, além da diminuição nos sintomas traumáticos, ansiosos, depressivos e dissociativos quando associados.

Oficina de leitura com cães

O projeto visa proporcionar uma maior disponibilidade e adesão dos alunos nas atividades escolares, favorecer e potencializar as relações entre os alunos e professores, além de tornar o ambiente escolar mais atrativo. São abordados temas como interação com os cães, bem-estar animal, emoções, habilidades sociais, etc.

Atividade assistida por animais em hospitais

O projeto tem como objetivo melhorar a aceitação ao tratamento, diminuir a sensação de solidão, oriunda da internação, e os sintomas depressivos e ansiosos quando associados. A visita dos cães favorece a socialização entre pacientes, familiares e equipe, criando uma atmosfera de brincadeira e alegria.

Atividade Assistida por animais em ILPI

A visita dos cães promove a socialização entre os idosos, cria uma atmosfera de alegria e evoca emoções e memórias positivas. Além disso, reduz a percepção de solidão e favorece uma sensação de bem-estar, através da interação com o voluntário e cão coterapeuta. Durante as interações, são desenvolvidas atividades como afagar, alimentar, passear, etc.

ODS adotados pela organização

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) integram a agenda socioambiental da Organização das Nações Unidas (ONU). São 17 temas humanitários que devem servir como prioridade nas políticas públicas internacionais até 2030. A meta é que todos os Países-membros da ONU implementem os 17 objetivos.

O que já realizamos

O Instituto é um expoente na realização de atividades e terapias com cães. Profissionais de diversas áreas e voluntários - com ou sem cães - trabalham na administração, na formação e no atendimento terapêutico. Centenas de pessoas, entre idosos, adultos, adolescentes e crianças, e seus familiares, já se beneficiaram de ações desenvolvidas pelo INATAA em asilos, abrigos, casas de passagem, empresas, escolas e hospitais. 

Próximos passos

Em meio a pandemia da Covid-19 e a impossibilidade da realização de atividades presenciais, o INATAA percebeu nos recursos tecnológicos uma forma de aproximar os benefícios das Intervenções Assistida por Animais de seus assistidos, seguidores e admiradores. Em julho de 2021, o "Aplicativo INATAA" foi lançado nas lojas da App Store e Google Play de forma gratuita. O aplicativo apresenta uma área exclusiva com conteúdos voltados, especialmente, para as populações atendidas pelo INATAA. Em menos de cinco meses de lançamento, o aplicativo INATAA recebeu 177 downloads e feedbacks positivos de assistidos e profissionais. O objetivo da ONG é continuar ampliando o setor de ensino, além das palestras gratuitas. A formação de um grupo de estudos para profissionais que buscam aperfeiçoamento nas IAAs, mas não encontram suporte em suas cidades, também está nos planos da organização.

Conquistas

Em abril de 2021, o Instituto Nacional de Ações e Terapias Assistidas por Animais (INATAA) conquistou o selo de Boas Práticas em Gestão e Transparência pela Phomenta, certificadora membro do Comitê Internacional de Monitoramento de ONGs (ICFO).

"Nosso trabalho é levar a terapia com cães para escolas, abrigos, empresas, hospitais e instituições de longa permanência para idosos, ajudando na recuperação física e psicológica. Para esta relação de carinho entre cães e pacientes damos o nome de Terapia do Amor Incondicional."

Cristiane Blanco
Presidente

Contato da ONG

voltar para impacto