Associação Vaga Lume

A ONG empodera crianças de 86 comunidades rurais da Amazônia Legal Brasileira a partir da promoção da leitura. Doa livros e estantes para a comunidade montar a própria biblioteca e capacita moradores como mediadores de leitura, incentivando a gestão comunitária.

R$ 34.875,00
Doados pela MOL até agora!

Projeto Vaga Lume

O projeto desenvolvido nas bibliotecas comunitárias se estrutura a partir de cinco pilares: (1) acesso à literatura e infraestrutura da biblioteca; (2) capacitação de mediadores de leitura e multiplicadores de metodologia; (3) apoio ao engajamento comunitário; (4) valorização da cultura local e (5) intercâmbio cultural.

12.948
beneficiários
21
colaboradores
890
voluntários

ODS adotados pela organização

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) integram a agenda socioambiental da Organização das Nações Unidas (ONU). São 17 temas humanitários que devem servir como prioridade nas políticas públicas internacionais até 2030. A meta é que todos os Países-membros da ONU implementem os 17 objetivos.

O que já realizamos

Após 20 anos de atuação, a Vaga Lume teve diversas conquistas: impactaram mais de 100 mil crianças, doaram 138.953 livros, formaram uma rede de 890 voluntários ativos, realizaram 20 encontros e congressos com a rede de voluntários e capacitaram mais de 5 mil mediadores de leitura.

Próximos passos

O objetivo da Vaga Lume para 2030 é expandir a rede para 300 bibliotecas, alcançando o engajamento pleno, de modo a aprofundar o impacto nas comunidades. Assim, buscam empoderar 180 mil crianças e adolescentes por meio da ampliação do horizonte sociocultural de crianças da Amazônia e do Sudeste para além da sua realidade de mundo.

Conquistas

Em 2020, a Vaga Lume foi reconhecida como uma das 100 melhores ONGs pelo Instituto Doar, além de ter sido uma das instituições selecionadas pelo Programa Criança Esperança. Também foi reconhecida pelo Prêmio Cultura Viva (2019), como Melhor ONG de Educação do Brasil e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil (2018), e organização promotora de Direitos Humanos pela União Europeia (2018). 

"A Vaga Lume surge a partir de um encontro de três amigas que queriam criar algo novo, um projeto social com dimensão de itinerância e que deixasse uma semente genuína por onde passasse."

Sylvia Guimarães
Presidente da Vaga Lume

Governança, contabilidade e idoneidade

Contato da ONG

Associação Vaga Lume

Rua Aspicuelta, 678, Vila Madalena - 05433-011 - São Paulo - SP

(11) 3032-6032 | falecom@vagalume.org.br

https://vagalume.org.br/ |    

voltar para impacto