Associação Pela Saúde Emocional de Crianças

Com programas e cursos, busca promover a saúde mental e o bem-estar emocional de crianças em situação de vulnerabilidade econômica e social. Em 15 anos, já atuou em 105 municípios brasileiros e beneficiou cerca de 349 mil crianças e adolescentes de escolas públicas.

R$ 149.339,56
Doados pela MOL até agora!

Movimento Saber Lidar

Saber Lidar consigo mesmo, com os outros e com os desafios da vida de forma positiva. Esse é o propósito apresentado pelo Movimento Saber Lidar, lançado em junho de 2020. A ação é liderada pela ASEC e tem o apoio do Google. O Movimento tem o objetivo de nutrir o ecossistema de promoção da Saúde Mental, da Saúde Emocional e do Bem-Estar, a partir de uma atuação intersetorial, integrando esforços da sociedade civil, organizações públicas e privadas, escolas, meio acadêmico e científico, e investidores sociais privados. O Movimento se estrutura em três frentes de atuação: Saber lidar no Mundo Escolar, Saber Lidar no Mundo do Trabalho, e Saber Lidar na Sociedade.

Programas Amigos do Zippy e Passaporte Habilidades para a Vida 2020

Os programas de promoção de saúde emocional Amigos do Zippy (EFI) e Passaporte Habilidades para Vida (EFII) visam a formação de 175 educadores de 79 escolas, beneficiando mais de 7.000 crianças e adolescentes e desenvolvendo nelas o autoconhecimento, autoestima, autocuidado e estratégias para lidar com as dificuldades do dia a dia.

Trilha de Promoção de Saúde Mental de Jovens Adolescentes

O projeto de promoção de saúde mental, junto ao UNICEF, visa beneficiar 1.000 jovens de 10 ONGs parceiras da região Sudeste do país (RJ, SP e ES) e 1.000 profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social. Além disso, a Trilha de Promoção de Saúde Mental tem o objetivo de capacitar, em especial, 100 desses jovens para atuarem como líderes, buscando o impacto total em outros 3.000 jovens.

Caixa de Ferramentas Para Praticar o Cuidar de Si e do Outro

O projeto Caixa de Ferramentas Para Praticar o Cuidar de Si e do Outro tem o objetivo de impactar e capacitar, por meio de rodas de conversa de promoção em saúde mental, educadores e adolescentes no ambiente escolar de cinco capitais do país: Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

ODS adotados pela organização

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) integram a agenda socioambiental da Organização das Nações Unidas (ONU). São 17 temas humanitários que devem servir como prioridade nas políticas públicas internacionais até 2030. A meta é que todos os Países-membros da ONU implementem os 17 objetivos.

O que já realizamos

Em 2007, a ASEC desenvolveu o "Programa Amigos do Zippy em Casa" com o uso de um guia de atividades para pais que, atualmente, é traduzido e adaptado para outros países da rede. Em 2008, conduziu e aperfeiçoou o piloto internacional do "Programa Amigos do Maçã", que foi implementado em diversos países, como Rússia e Lituânia. Desde 2016, implementa o "Passaporte: Habilidades para a Vida", programa desenvolvido com com o foco em jovens e adolescentes. Entre 2018 e 2019, com a parceria do Grupo de Estudos e Pesquisa em Suicídio e Prevenção (GEPeSP) do Laboratório de Análise da Violência (LAV) da UERJ, desenvolveu e aplicou o piloto do "Programa Inovador", da EscolaQPrevine, que tem seu foco na prevenção de suicídio em escolas públicas. Desde então, a ASEC aplica o instrumental "Caixa de Ferramentas"Até 2020 foram mais de 354 mil crianças e adolescentes beneficiados, assim como seus 8,5 mil educadores e 8,500 familiares de mais de 105 municípios do Brasil. Das 10 escolas que mais cresceram na análise realizada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), nove delas desenvolvem o programa.

Próximos passos

A organização está amadurecendo parcerias  para lançar a formação Amigos do Zippy online na plataforma moodle da ASEC, já preparada para alcançar todo o Brasil e beneficiar educadores e crianças neste momento tão demandante de saúde emocional e mental. A Caixa de Ferramentas, que é um instrumento de rodas de conversas estruturada, deve ganhar também sua versão digital para educadores e jovens. Essa versão está alinhada aos recentes estudos e direcionamentos do Fórum Global Econômico que visa colocar o jovem no centro da ação e fortalecê-los para sua autonomia pessoal e profissional. Além disso, busca apoio para desenvolver a versão online do Programa Passaporte: Habilidades para a Vida e dar prosseguimento em diversos projetos também está nos planos da associação.

Conquistas

Em 2013, a ASEC teve o prazer de informar que teve sua inclusão no Guia das Tecnologias Educacionais promotoras da Educação Integrada e Integral e da Articulação da escola em seu território, publicado pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC). Além disso, a ASEC recebeu o reconhecimento da Universidade Federal do Rio Grande do SUL (UFRGS), contratada pelo MEC para coordenar o edital público de avaliação e analisar mais de mil tecnologias para a escolha das 25 certificadas. A UFRGS considerou o histórico da ASEC que naquela época, com 8 anos, apresentava resultados consistentes e comprovados, que já impactavam a qualidade de vida de 191.636 crianças e de 5.392 educadores. 

"Após 15 anos a ASEC lança o Movimento Saber Lidar que nasce para reverberar conteúdos, ações, melhores práticas e promover um "saber lidar com as dificuldades de forma positiva", para preservar vida e florescer cidadania plena das crianças, adolescentes e jovens de todo Brasil."

Juliana Fleury
CEO Voluntária e Presidente

Orçamento anual

R$ 2.094.603

Contato da ONG

Associação Pela Saúde Emocional de Crianças

Rua Abolição, 411 - Bela Vista - São Paulo (SP) - 01319-010

(11) 3106-5160 | contato@asecbrasil.org.br, info@asecbrasil.org.br

www.movimentosaberlidar.org.br |     

voltar para impacto