Histórias
de Impacto

quarta, 18.08.2021

Inspirado pela Unibes, Maxwell fundou projeto social que já impactou 6 mil pessoas

Por Diuliane Santos

Fotografia: acervo pessoal
Fotografia: acervo pessoal

Transformar pessoas para que elas possam mudar o mundo. Foi com esse objetivo que a Unibes nasceu. Atuando desde 1915, a organização, que possui os seus princípios e valores fundamentados na justiça social, já impactou a vida de milhares de pessoas. Uma delas é Maxwell Pinho da Silva, de 33 anos, morador da cidade de São Paulo (SP).

Quando criança, Maxwell tinha o sonho de ser jogador de futebol. Mas a realidade de ter que ajudar os pais com as despesas da casa fez com que ele mudasse os seus planos. "Eu sempre morei perto da Unibes. Então, ouvia falar sobre os projetos que eram desenvolvidos lá", conta.

Em 2005, aos 17 anos, ingressou na organização para fazer o curso do Cinemark, a maior rede de cinemas multiplex do Brasil. No curso, ele aprendeu sobre comportamento, argumentação, leitura e, na prática, sobre o funcionamento da empresa e suas responsabilidades. A partir de então, a vida de Maxwell foi transformada. "Tudo mudou. Eu era uma pessoa fechada. Comecei a ficar mais comunicativo e a ter uma perspectiva de vida", afirma.

O curso abriu portas e Maxwell começou a construir a sua carreira profissional. Ele é graduado em Administração, pós-graduado em Finanças e, atualmente, está fazendo especialização em Inovação Estratégica . Em 2015, fez intercâmbio de 1 mês em Toronto, maior cidade e centro financeiro do Canadá.

Hoje, Maxwell trabalha como gerente de planejamento comercial. Todos os dias, ao deslocar-se para o trabalho, ele passa em frente à ONG e lembra, com muito carinho, de todo o apoio e incentivo que recebeu. "A Unibes é a essência de quem eu sou, tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Ela me moldou. Sou grato pelas portas que me abriu, por tudo o que ela fez por mim!", diz.

Inspirado no trabalho desenvolvido pela ONG, em 2012, Maxwell fundou com um amigo o "Compartilhadores de Sorrisos", projeto social que já beneficiou a vida de 6 mil pessoas. Inicialmente, o objetivo do projeto era realizar campanhas pontuais no Dia das Crianças. Mas, devido ao grande apoio que receberam dos voluntários, o projeto expandiu e começou a realizar diversas ações. Dentre elas, mutirões para ajudar pessoas em situação de rua. 

Além disso, Maxwell desenvolveu o projeto "Orçamento Doméstico" e voltou à Unibes para ministrar o curso, onde viabiliza o conhecimento necessário para que as pessoas consigam planejar e organizar a sua vida financeira. "Sou feliz e grato pela Unibes. Por isso, sempre volto lá e penso nela em todos os lugares por onde passo", conta.

Atualmente, Maxwell está totalmente focado em sua carreira profissional. Um dos seus planos é crescer dentro da empresa na qual trabalha. Mas, em seu coração, mora um desejo que ele sonha realizar: voltar aos projetos sociais e fazer pelo próximo aquilo que, um dia, a Unibes fez por ele.

Com mais de 100 anos de história, a ONG atende crianças, adolescentes, idosos e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Clique aqui e conheça mais sobre o trabalho da Unibes.

"A Unibes é a essência de quem eu sou. Ela me moldou. Sou grato pelas portas que me abriu, por tudo o que ela fez por mim!"

Histórias relacionadas

 voltar para impacto