Kassia mudou a sua história graças à Turma do Bem e, inspirada pela ONG, também atua como voluntária
Por Laura Guerra
Kassia Aparecida Tales da Silva é de Ribeirão das Neves, cidade do interior de Minas Gerais. Ela sofria com inflamação e comprometimento da gengiva e dos dentes, além de ter problemas relacionados à mordida e ao alinhamento da arcada, que dificultavam a higienização oral. Por isso, Kassia tinha vergonha de sorrir. "Eu ficava constrangida. Era adolescente e tinha os dentes encavalados", afirma.
Aos 13 anos, Kassia conheceu a Turma do Bem por meio de uma dentista voluntária da ONG que ministrava um curso sobre saúde bucal. Assim, Kassia foi selecionada para receber tratamento odontológico gratuito pela instituição, incluindo a colocação de aparelho para correção do alinhamento dentário. "Foi ótimo, porque eu não tinha condições de pagar pelo tratamento", diz Kassia, acrescentando que seu pai havia falecido e a mãe cuidava sozinha dela e de mais três irmãos.
Já com 15 anos, Kassia participou do curso técnico da Turma do Bem, em que teve contato com a profissão e auxiliou diversos procedimentos odontológicos. "A Turma do Bem veio para ajudar em todos os sentidos, no meu tratamento bucal e também na minha formação. Tive a oportunidade de ser alguém melhor, de mudar a minha realidade", conta.
Hoje, Kassia, de 25 anos, mora em Belo Horizonte, é formada em Educação Física e, inspirada pelo trabalho voluntário da Turma do Bem, oferece aulas de dança gratuitas. "Pensei, por que não? Por que não fazer o que faço de melhor para ajudar as pessoas?", afirma.
Conheça mais sobre o trabalho da Turma do Bem clicando aqui.
"Tive a oportunidade de ser alguém melhor, de mudar a minha realidade!"