Histórias
de Impacto

sexta, 20.07.2018

Empresária cria dermocosméticos que combatem efeitos colaterais da químio e radioterapia

Por Maria Luiza Miserochi

Fotografia: Tiago Lima
Fotografia: Tiago Lima

Como diretora de marketing de uma indústria de medicamentos, Cristianne Bertolami, de 40 anos, de São Paulo, estava em um congresso sobre câncer quando teve a ideia de mudar de vida, criando a própria empresa. Ela percebeu que os tratamentos ainda eram muito invasivos, agredindo principalmente a pele e as mucosas. Decidida a criar produtos que combatessem esses efeitos colaterais, pediu demissão e, em 2016, criou a Wecare Skin, uma marca de dermocosméticos para pacientes de radioterapia e quimioterapia.

A empresa conta com quatro produtos: uma espuma de limpeza, dois hidratantes e um conjunto de gel e spray, que previnem e tratam o ressecamento e as lesões causadas pela químio e pela radioterapia. Cristianne pesquisou estudos clínicos e contratou um químico especializado para desenvolver as fórmulas. A produção é terceirizada, realizada por uma indústria de cosméticos. A equipe da Wecare Skin soma quatro pessoas: Cristianne, duas sócias e uma funcionária. A venda é feita na loja virtual da empresa e em farmácias.

Uma das mais antigas clientes é Flávia Moraes, publicitária de 44 anos, de São Paulo, que luta há 18 meses contra a doença. "Se eu tivesse conhecido a Wecare no início do tratamento, com certeza eu não teria passado pelas lesões que tive", conta.

Cristianne explica que, mais do que promover o bem-estar, os produtos podem colaborar para a cura do câncer. É que, dependendo do nível das lesões, os médicos podem interromper o tratamento temporariamente. Portanto, se as feridas forem evitadas ou tratadas com o uso dos dermocosméticos, podem evitar a suspensão das sessões, acelerando o combate ao tumor.

Com o Prêmio Pandora Mulheres Empreendedoras, Cristianne espera que a Wecare Skin inaugure uma nova fase. "Quero entender quais são nossos pontos fortes e fracos e aumentar o alcance dos nossos produtos", afirma. E manda um recado otimista às mulheres que sonham se tornar empreendedoras: "Às vezes parece que estamos sozinhas, mas se estamos entregando algo de valor para o mundo, existe uma multidão torcendo por nós."

Para saber mais:
www.wecareskin.com

"Se eu tivesse conhecido a Wecare no início do tratamento, com certeza eu não teria passado pelas lesões que tive. "

Histórias relacionadas

 voltar para impacto