Histórias
de Impacto

sexta, 20.07.2018

Fisioterapeuta cria linha de roupas que leva a inclusão até o guarda-roupa

Por Daniela Arcanjo

Fotografia: Marcus Steinmeyer/Editora MOL
Fotografia: Marcus Steinmeyer/Editora MOL

Durante os 13 anos em que trabalhou como fisioterapeuta, Dariene Rodrigues, de 40 anos, de Sorocaba (SP), atendeu muitos pacientes com deficiência, percebendo os vários obstáculos que essas pessoas enfrentam no dia a dia. Ao observar a dificuldade que tinham para vestir-se, ela foi embalando a ideia de criar uma empresa que resolvesse esse problema. Em 2013, lançou a Lado B Moda Inclusiva, uma das primeiras marcas brasileiras de roupas adaptadas.

A empresa vende bermudas, calças, camisetas, tênis e acessórios pensados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. As calças e bermudas, por exemplo, têm velcro na frente e nos lados, facilitando a abertura. Já os tênis possuem tecnologia que os adapta aos pés dos cadeirantes - que muitas vezes incham devido à falta de movimento. A venda é feita pela internet.

Um dos clientes fiéis é Paulo Sérgio Gasparino, de 48 anos, de Mogi Mirim (SP). O microempresário já comprou calças, bermudas e tênis da Lado B. Desde que ficou paraplégico após um acidente em um jogo de futebol há 27 anos, ele precisa fazer cateterismo a cada quatro horas para eliminar a urina. "Com roupas normais era muito difícil", conta. "Agora é só abrir o velcro lateral da calça", explica.

Dariene levou dois anos pesquisando o universo das pessoas com deficiência, as tecnologias têxteis e a viabilidade econômica dos produtos antes de abrir o negócio. A parte mais complicada foi desenvolver as peças-piloto. "Busquei auxílio de uma modelista e de costureiras para chegar à modelagem perfeita", lembra. Hoje, ela e mais duas pessoas realizam as etapas de criação, risco, corte e acabamento. Os serviços de costura, lavagem, estamparia e lavanderia são terceirizados.

O Prêmio Pandora Mulheres Empreendedoras vai ajudar Dariene a concretizar suas próximas metas: lançar novos produtos e crescer até virar líder de mercado. Cheia de confiança, ela estimula outras mulheres que sonham seguir seu caminho: "Empreendedoras, a hora é agora! É preciso explorar nichos, buscar novas oportunidades e desenvolver ações para impactar a sociedade de forma positiva".

Para saber mais:
www.ladobmodainclusiva.com.br

"Empreendedoras, a hora é agora! É preciso explorar nichos, buscar novas oportunidades!"

Histórias relacionadas

 voltar para impacto