domingo, 10.02.2019

A MOL é (orgulhosamente) uma Empresa B - o que isso significa?

Notícias

Certificações


Desde maio de 2018, A Editora MOL faz parte do seleto grupo de empresas certificadas pelo Sistema B, uma rigorosa avaliação internacional que qualifica empreendimentos que usam o poder dos negócios para resolver problemas sociais e ambientais. No mundo inteiro, só cerca de 2.800 empresas possuem esse selo. No Brasil, as Empresas B são pouco mais de 100.

A certificação é fornecida pelo B Lab, uma organização sem fins lucrativos criada em 2006 nos Estados Unidos e no Canadá com o objetivo de redefinir o conceito de sucesso das empresas: o lucro deixa de ser visto como o objetivo final e se torna um meio de gerar impacto positivo na sociedade. A ideia é estimular uma economia mais inclusiva e sustentável, gerando prosperidade durável e compartilhada.

"Pessoas usando negócios como uma força para o bem": essa frase, que resume a filosofia do Sistema B, está em um vídeo (em inglês) feito pelo B Lab para explicar seu trabalho:

As empresas interessadas em obter a chancela preenchem um detalhado formulário on-line e enviam os documentos e relatórios internos que validam as informações declaradas. A equipe do B Lab analisa os dados avaliando como o modelo de negócio e a operação da empresa impactam os trabalhadores, a comunidade e o meio ambiente, considerando toda a cadeia logística, as matérias-primas, os benefícios oferecidos aos empregados, as ações de responsabilidade social, as práticas de transparência e a relação com o poder público, entre outras questões.

A avaliação gera uma nota que varia entre 0 e 200. Para receber a certificação, é preciso ter no mínimo 80 pontos. A Editora MOL obteve 113,4. Clique aqui para acessar nosso relatório no portal do B Lab, com mais detalhes sobre nossa pontuação. 

As Empresas B acreditam que os maiores problemas do mundo não podem ser resolvidos apenas pelos governos e pelas ONGs: a iniciativa privada também tem um papel importante a cumprir. E os consumidores fazem sua parte ao optar por produtos e serviços de empreendimentos comprometidos com um propósito maior. Na Editora MOL, cada R$ 1 de lucro corresponde, em média, a R$ 5 doados para os projetos sociais que apoiamos. Este dado deixa bem claro qual é nossa prioridade. E você, ao adquirir uma de nossas publicações, está fazendo parte dessa corrente, ajudando a construir um mundo melhor. Obrigada!

Para saber mais sobre o Sistema B, acesse o site oficial global, em inglês, ou o portal latino-americano, em espanhol. Para conhecer a lista de empresas brasileiras que possuem a certificação, clique aqui. E, neste buscador, você pode pesquisar as Empresas B da América Latina por ramo de atuação e área de impacto.




Destaques Outros
destaques

Nosso site utiliza apenas cookies necessários para desempenhar suas funções e operar corretamente. Para mais informações, acesse nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.