sábado, 04.07.2020

Agora também somos uma ONG! Conheça o Instituto MOL

Cultura de Doação


Conheça melhor o braço da MOL ligado diretamente ao terceiro setor - e saiba como vamos usar os recursos dele a favor da cultura de doação :)
Conheça melhor o braço da MOL ligado diretamente ao terceiro setor - e saiba como vamos usar os recursos dele a favor da cultura de doação :)

Dá pra resumir em duas palavras: estamos crescendo!

E não dá para negar que, quanto mais crescemos, mais nossas responsabilidades aumentam também. Foi o que a MOL percebeu nos últimos anos, à medida que começou a participar de mais conversas sobre cultura de doação e a criação de sociedades mais generosas no Brasil e no mundo. 

Notamos que tínhamos um papel a cumprir, e que ele ia muito além da criação de produtos socioeditoriais: precisamos, também, usar nossa voz para falar do que acreditamos e fazer isso em diversas frentes. Então, tomamos uma decisão: reservar 2% de tudo que doamos ano a ano para investir em projetos ligados à cultura de doação, sempre administrando tudo como um negócio social.

"Mas nosso olhar mudou", conta Roberta Faria, diretora executiva da MOL. "Para usar o dinheiro reservado e até mesmo para multiplicá-lo com novas captações e parcerias, precisávamos ir além. Não dava para fazer tudo com um só CNPJ." Foi necessário, então, criar um novo braço debaixo do guarda-chuva MOL - um que não estivesse apenas ligado ao terceiro setor, mas fosse formalmente parte dele. Nasceu, assim, o Instituto MOL. 

O objetivo continua sendo o mesmo: o fomento à cultura de doação. Queremos fazer isso por meio de conhecimento, criação de eventos, apoio a movimentos, pesquisas, tradução de artigos, financiamentos de editais e campanhas, mentorias e quaisquer outras iniciativas futuras.

Nosso capital inicial é de aproximadamente R$ 120 mil. Com esse dinheiro, queremos focar em cinco frentes específicas durante o ano de 2020:

1. Pesquisa de produtos sociais
Há uma onda crescente de produtos no Brasil com renda revertida para causas, mas não há uma linearidade ou padronização entre eles. É um cenário que queremos entender melhor, até mesmo para descobrirmos quais marcas estão apoiando quais causas - e analisarmos como essa tendência pode ser fortalecida. A MOL quer estar à frente desse conhecimento para, no futuro, desenvolver um guia de boas práticas para empresas que queiram lançar produtos que gerem doação.

2. Podcast sobre cultura de doação
Queremos disseminar conhecimento de forma acessível e democrática. Nossa forma de fazer isso será a criação de um podcast que agregue organizações, movimentos, negócios sociais e players que conversem conosco sobre cultura de doação. Será uma plataforma para mostrar que todo mundo pode ser um doador - e que tornar-se essa pessoa é, acima de tudo, um dever e um ato cidadão.

3. Apoio ao Movimento por uma Cultura de Doação
Buscaremos mapear os atores principais no campo da cultura de doação e apoiar o movimento como um todo. A verba será direcionada pela MOL para o Movimento por uma Cultura de Doação, que ficará responsável pela governança dos recursos recebidos.

4. Apoio ao Dia de Doar
Ajudaremos na divulgação da data, que acontece anualmente, sempre na primeira terça-feira após a Black Friday. O Instituto MOL colaborará no financiamento de mídia e divulgação.

5. Seminário DOAR
O evento é realizado desde 2018 pela MOL, sempre em parceria com a Unibes Cultural. Em 2020, na sua terceira edição, nosso desejo é que o Seminário DOAR seja o maior e melhor que já organizamos: será um dia inteiro com convidados exclusivos e palestras sobre temas inovadores dentro do universo da cultura de doação.

Hoje, a estrutura do Instituto MOL é composta por Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi, diretores executivos da MOL, como fundadores. A organização ainda conta com Paula Fabiani, diretora-presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), como associada efetiva. Aos poucos, porém, queremos reunir mais pessoas e criar um trabalho em rede, com conselheiros e participantes ativos nas conversas que iniciaremos. Afinal, se tem uma coisa que aprendemos é que o melhor trabalho possível é aquele que é feito ao lado de quem compartilha dos nossos valores. :)

Tem dúvidas sobre o Instituto MOL? Quer sugerir ideias ou conversar sobre projetos com a gente? Escreva-nos! Será um prazer te ouvir. Basta enviar um e-mail para instituto@editoramol.com.br




Destaques Outros
destaques

Nosso site utiliza apenas cookies necessários para desempenhar suas funções e operar corretamente. Para mais informações, acesse nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.