Banco de Alimentos

O Banco de Alimentos leva comida de qualidade, que seria jogada no lixo, para pessoas carentes. A equipe visita mercados, fábricas e centros de distribuição, recolhe excedentes em boas condições e os doa a instituições sociais na Grande São Paulo.

ONG Certificada
 
R$ 115.153,39
Doados pela MOL até agora!

Comer e Engajar

A ONG abre suas portas para apresentar seu trabalho e sua causa. Mescla momentos de conversas e de mão na massa na cozinha. Os participantes, além de saírem muito mais informados sobre a causa da fome e do desperdício de alimentos, elaboraram uma receita com o aproveitamento integral dos alimentos.

Conscientização

São realizadas ações com o público que não se encontra em situação de vulnerabilidade, por meio de palestras e oficinas culinárias em empresas e eventos. A ONG também desenvolve conteúdos para redes sociais que mostram caminhos para que cada pessoa tenha um consumo mais consciente e desperdice menos alimentos.

Educação Nutricional

A ONG Banco de Alimentos realiza oficinas culinárias, para reforçar boas práticas de manipulação e aproveitamento integral dos alimentos, e palestras sobre políticas públicas de assistência social. Oferece, também, programas de orientação alimentar que abordam questões de nutrição com colaboradores e beneficiários das instituições cadastradas.

Colheita Urbana

A colheita urbana consiste na arrecadação de alimentos que perderam valor comercial, mas próprios para consumo, e entrega em instituições sociais de São Paulo cadastradas na ONG. Essas organizações fazem trabalho social e servem refeições diariamente. Esse processo acontece com uma equipe treinada para selecionar os alimentos.

23.229
beneficiários
13
colaboradores

ODS adotados pela organização

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) integram a agenda socioambiental da Organização das Nações Unidas (ONU). São 17 temas humanitários que devem servir como prioridade nas políticas públicas internacionais até 2030. A meta é que todos os Países-membros da ONU implementem os 17 objetivos.

O que já realizamos

Nos 22 anos de atuação, a ONG Banco de Alimentos conquistou maior abrangência por meio de novos doadores e do atendimento a um maior número de instituições. Já entregou mais de 10 milhões de quilos de alimentos e atende mais de 40 instituições sociais, que servem refeições para mais de 20 mil pessoas continuadamente.
 

Próximos passos

Com mais apoio, a ONG poderá se dedicar ao seu terceiro pilar: Educação Social. O Banco de Alimentos acredita que só acabaremos com a fome quando mudarmos a forma de estarmos no mundo, e isso se dá por meio da educação. O plano de expandir a operação através de franquias sociais também está no radar: ensinar o que a ONG sabe fazer.
 

Conquistas

COMAS-Cons. Munic. de Assist. Social;
DRADS- Diret. Reg. de Assist. e Des. Social;
UPM Util. Publ. Municipal;
ITCMD- Imp. sobre Transm. C. Mortis e D. de quaisq. Bens ou Direitos;
CRCE Certif. Entid. inscr. e aprovada no Cad. Est. de Entid;
CEE;
NF - Progr. NF Paul;
FBB - Fund. B. do Brasil Tecn. Social.
 

"A ONG Banco de Alimentos combate a fome através do combate ao desperdício de alimentos e estimula a sociedade a repensar seu papel em vários âmbitos e esferas, por meio de uma reflexão ativa e do exemplo de suas ações enquanto organização. "

Luciana Chinaglia Quintão
Presidente

Orçamento anual

R$ 2.531.250

Governança, contabilidade e idoneidade

Contato da ONG

Banco de Alimentos

Rua Atibaia, 218 - Pacaembu - São Paulo (SP) - 01235-010

(11) 3674-0080 | info@bancodealimentos.org.br

http://www.bancodealimentos.org.br |     

voltar para impacto