Instituto Protea

O Instituto Protea é uma organização sem fins lucrativos que, através dos recursos arrecadados, custeia parte do tratamento e exames de câncer de mama para que mulheres de baixa renda recebam um tratamento digno, de qualidade e de forma ágil após o diagnóstico.

R$ 70.468,13
Doados pela MOL até agora!

Jornada Protea

A Jornada Protea é uma série de 40 vídeos com conteúdo prático e didático que conta com médicos e outros profissionais para promover informações seguras e de qualidade a pacientes de câncer de mama. As que se tratam no Hospital Parceiro também possuem acesso ao Grupo de Apoio como parte importante dessa jornada.

Inteligência Artificial

Parceria do Instituto Protea com o M.I.T (Massachussets Institute of Technology) e o Massachussetts General Hospital para a tecnologia que possui a capacidade de estimar a probabilidade de uma mulher desenvolver câncer de mama em até 5 anos da data da leitura de sua mamografia.

Cuida Mama

O Instituto Protea procurou o Instituto Tellus para desenvolver um projeto em rede de identificação de gargalos e propor soluções para a jornada da paciente desde a suspeita até o tratamento do câncer de mama.

Protea AMAR

O Instituto Protea, por meio de doações e parcerias com hospitais particulares e filantrópicos que atendem pacientes do SUS, ajuda a custear cirurgias, exames, consultas, quimioterapias e radioterapias contra o câncer de mama.

ODS adotados pela organização

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) integram a agenda socioambiental da Organização das Nações Unidas (ONU). São 17 temas humanitários que devem servir como prioridade nas políticas públicas internacionais até 2030. A meta é que todos os Países-membros da ONU implementem os 17 objetivos.

O que já realizaram até agora

O Instituto Protea, a partir das doações financeiras recebidas, faz parceria com hospitais particulares filantrópicos que atendem pacientes do SUS e ajuda a custear cirurgias, exames, consultas, quimioterapias e radioterapias contra o câncer de mama para mulheres de baixa renda. Com o Hospital Santa Marcelina (SP) foi desenhado o projeto AMAR - atendimento ao Câncer de Mama de alta resolutividade - para diminuir o tempo entre a primeira consulta e o início do tratamento das pacientes, e oferecer um tratamento ágil e de qualidade para a cura do câncer de mama. O Instituto substituiu a cirurgia-diagnóstica pelo exame Mamotomia, que é mais rápido, menos invasivo, mais confortável e seguro para a confirmação do diagnóstico da paciente. Também aumentou em 50% o número mensal de mulheres em tratamento no Hospital Santa Marcelina e, como parte do tratamento completo, administram o Grupo de Apoio às Pacientes, com encontros quinzenais presenciais ou virtuais, disponibilizando psicólogos, arteterapeutas, rodas de conversa, fisioterapeutas, entre outros.

Próximos passos

O Instituto Protea continua a perseguir o sonho de tornar-se os "Médicos sem Fronteiras" do câncer de mama no Brasil. Ainda há muito a ser feito, mas a ONG está confiante de que está no caminho certo. Para 2023, pretendem dar continuidade à parceria com o Hospital Santa Marcelina (SP), e a ampliação da atuação do Instituto para Salvador (BA) por meio da parceria com um grande hospital oncológico.

Conquistas

3.779 mulheres beneficiadas com cirurgias, exames, consultas, quimioterapias e radioterapias; sendo que 1.222 tiveram tratamento completo contra o câncer de mama;
Mais de 50.000 sessões de radioterapias e quimioterapias custeadas;
Realização de 26.544 exames e consultas;
11.000 famílias impactadas.

"O Instituto Protea já custeou tratamento completo contra o câncer de mama para 1.152 mulheres de baixa renda. Todas as ações realizadas podem ser conhecidas em protea.org.br. Para nós, nenhuma doação é pequena e todo apoio importa."

Gabriella Antici
Fundadora e presidente

Orçamento anual

R$ 4.824.976

Governança, contabilidade e idoneidade

Contato da ONG

voltar para impacto