Projeto Luna

O Projeto Luna atua no combate e na conscientização em relação aos impactos sociais e econômicos associados à pobreza menstrual. O trabalho da ONG foca na doação de kits de higiene a pessoas em situação de vulnerabilidade e na divulgação de dados a respeito do tema.

R$ 24.500,00
Doados pela MOL até agora!

Não deveria ser um ato de feminismo saber como seu corpo funciona

O estigma arraigado faz com que a menstruação seja raramente discutida nas famílias e escolas, prejudicando a educação de meninas em todo o mundo. O Projeto Luna realiza rodas de conversas junto com a ginecologista da ONG para apoiar meninas e mulheres a entenderem mais sobre sua saúde, corpos e fluxos.

Chega de tabu!

O estigma que cerca a menstruação permeou todos os aspectos da sociedade, alimentando tabus que são transmitidos por gerações. O trabalho desenvolvido pelo Projeto Luna foca em encorajar o envolvimento de todas as pessoas em conversas abertas sobre menstruação

800
beneficiários
15
voluntários

ODS adotados pela organização

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) integram a agenda socioambiental da Organização das Nações Unidas (ONU). São 17 temas humanitários que devem servir como prioridade nas políticas públicas internacionais até 2030. A meta é que todos os Países-membros da ONU implementem os 17 objetivos.

O que já realizaram até agora

Por meio da distribuição dos kits, o Projeto Luna já conseguiu eliminar cerca de 900 meses de pobreza menstrual. Mas, diante da escala do problema, a organização está se mobilizando para atrair a atenção do establishment político por meio de questões que envolvem a disponibilidade gratuita de absorventes, por exemplo. Recentemente, a ONG firmou parceria com a USP São Francisco e realizou uma ação de distribuição de kits de saúde menstrual na Penitenciária Feminina da capital paulista.

Próximos passos

Em breve, a ONG pretende organizar rodas de conversas, palestras e consultas "express" com a ginecologista do projeto nos locais onde os kits são entregues. Além disso, estão entre os planos da organização o desenvolvimento de materiais educativos para escolas e levar o projeto para orfanatos. 

Conquistas

Em 2021, o Projeto Luna tornou-se o representante brasileiro da maior e mais importante organização de combate a pobreza menstrual do mundo, a Period. Além disso, ampliar a conscientização e mobilizar diferentes setores da sociedade sobre o tema, conjugada a ações efetivas de distribuição dos kits tem sido uma das maiores conquistas da organização até o momento. 

 

"A pobreza menstrual é mais do que um desconforto causado pela ausência do absorvente, ela é um problema que gera um impacto devastador na vida produtiva, na autoestima e no processo de inserção das mulheres no mercado de trabalho."

Victoria Dezembro
Presidente e Fundadora

Orçamento anual

R$ 22.595

Governança, contabilidade e idoneidade

Contato da ONG

Projeto Luna

São Bernardo do Campo/SP

(11) 98466-4747 | contato@projetoluna.com.br

https://www.projetoluna.com.br/ |  

voltar para impacto