IDESAM
O Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia é uma organização que busca soluções criativas para os desafios sociais e ambientais que impactam, principalmente, os povos mais vulneráveis da floresta.
Projeto Aliança Guaraná de Maués (AGM)
O projeto "Aliança Guaraná de Maués" surgiu em 2017 através de uma parceria da Ambev com a PPA/Usaid, CIAT e Idesam, que propuseram a construção de um coletivo para planejar e concretizar a "Maués dos sonhos". Ou seja, a execução coletiva de ações que busquem o bem viver aos habitantes e a valorização da sociobiodiversidade de Maués.
Projeto Cidades Florestais
Desde 2018, o Idesam atua junto a 13 organizações sociais, associações e cooperativas, na geração de desenvolvimento econômico de nove municípios do interior do Amazonas, a partir de matrizes florestais e sustentáveis. Isto é, fomentando cadeias produtivas de madeireiras e óleos vegetais, da produção à comercialização.
Projeto Café em Agrofloresta
O café é uma das alternativas para manter a floresta em pé, recuperar áreas desmatadas e gerar renda para agricultores e agricultoras de Apuí (AM). Atualmente, 60 famílias tiveram um aumento no rendimento através de dois produtos gerados pelo projeto: Café Apuí Agroflorestal e Café Apuí Agroflorestal Orgânico.
Programa Carbono Neutro - PCN
O Programa Carbono Neutro (PNC) nasceu em 2010 com o objetivo de conectar os centros urbanos à Amazônia, permitindo que pessoas e empresas neutralizem suas emissões de gases de efeito estufa através de plantio de árvores nativas em Sistemas Agroflorestais (SAF). A metodologia de trabalho integra o Banco de Tecnologias Sociais da FBB.
ODS adotados pela organização
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) integram a agenda socioambiental da Organização das Nações Unidas (ONU). São 17 temas humanitários que devem servir como prioridade nas políticas públicas internacionais até 2030. A meta é que todos os Países-membros da ONU implementem os 17 objetivos.