IDESAM

O Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia é uma organização que busca soluções criativas para os desafios sociais e ambientais que impactam, principalmente, os povos mais vulneráveis da floresta.

Projeto Aliança Guaraná de Maués (AGM)

O projeto "Aliança Guaraná de Maués" surgiu em 2017 através de uma parceria da Ambev com a PPA/Usaid, CIAT e Idesam, que propuseram a construção de um coletivo para planejar e concretizar a "Maués dos sonhos". Ou seja, a execução coletiva de ações que busquem o bem viver aos habitantes e a valorização da sociobiodiversidade de Maués.

Projeto Cidades Florestais

Desde 2018, o Idesam atua junto a 13 organizações sociais, associações e cooperativas, na geração de desenvolvimento econômico de nove municípios do interior do Amazonas, a partir de matrizes florestais e sustentáveis. Isto é, fomentando cadeias produtivas de madeireiras e óleos vegetais, da produção à comercialização.

Projeto Café em Agrofloresta

O café é uma das alternativas para manter a floresta em pé, recuperar áreas desmatadas e gerar renda para agricultores e agricultoras de Apuí (AM). Atualmente, 60 famílias tiveram um aumento no rendimento através de dois produtos gerados pelo projeto: Café Apuí Agroflorestal e Café Apuí Agroflorestal Orgânico.

Programa Carbono Neutro - PCN

O Programa Carbono Neutro (PNC) nasceu em 2010 com o objetivo de conectar os centros urbanos à Amazônia, permitindo que pessoas e empresas neutralizem suas emissões de gases de efeito estufa através de plantio de árvores nativas em Sistemas Agroflorestais (SAF). A metodologia de trabalho integra o Banco de Tecnologias Sociais da FBB.

5.000
beneficiários
50
colaboradores

ODS adotados pela organização

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) integram a agenda socioambiental da Organização das Nações Unidas (ONU). São 17 temas humanitários que devem servir como prioridade nas políticas públicas internacionais até 2030. A meta é que todos os Países-membros da ONU implementem os 17 objetivos.

O que já realizaram até agora

Em mais de 15 anos de luta, o Idesam impactou a vida de 5.000 famílias, estabeleceu 400 parcerias e já realizou o plantio de 100.000 árvores. Durante a pandemia, a organização, que atua em 11 municípios do AM, levou 115 toneladas de alimento para 62 comunidades ribeirinhas. 

Próximos passos

A palavra que conduz os planos da organização é a reinvenção com a força e coragem para enfrentar novos e velhos desafios. Assim, o Idesam seguirá contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas, a partir da recuperação de 300 hectares de áreas desmatadas. Para cumprir esse objetivo, a organização pretende realizar o plantio de 600 mil árvores em Apuí (AM).

Conquistas

Banco de Tecnologias Sociais da FBB - Setembro de 2017;
Certificação Phomenta - Novembro de 2018;
Melhores ONGs - Novembro de 2020; 
Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - Dezembro de 2020.

"A Amazônia está iniciando a transição para uma nova economia, baseada na conservação das florestas e liderada por uma nova geração de empreendedores que terão como propósito criar soluções para os problemas socioambientais mais urgentes da humanidade."

Mariano Cenamo
Co-fundador e Diretor de Novos Negócios

Orçamento anual

R$ 13.926.000

Contato da ONG

IDESAM

Rua Barão de Solimões, 12, Parque das Laranjeiras - Bairro Flores - Manaus (AM) - 69058-250

(92) 3347-7350 | adm@idesam.org.br

https://idesam.org/ |     

voltar para impacto