Fundação Amazônia Sustentável

Criada em 2008, a Fundação Amazônia Sustentável é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável na Amazônia. A FAS trabalha para garantir os direitos de populações tradicionais e de povos indígenas.

Saúde na Floresta

O programa Saúde na Floresta busca promover o pleno acesso à saúde de qualidade através dos seguintes componentes de atuação: Primeira Infância, Formação acadêmica para profissionais de saúde, Saúde Online, Transferências médicas de emergência, Comida Segura, Cidadãos Idosos, Políticas públicas de saúde e Geração de conhecimento em saúde tradicional e convencional.

Educação para Sustentabilidade

O programa busca promover o direito à educação em comunidades ribeirinhas através das seguintes áreas de atuação: Educação Formal, Educação Complementar, Educação Técnica e Profissional, Educação Ambiental e Práticas Agroecológicas, Formação acadêmica para professores das comunidades, Esportes (Canoagem e Tiro com arco), Políticas públicas de educação e Geração de conhecimento em educação.

Empoderamento e Infraestrutura Comunitária

O projeto Empoderamento e Infraestrutura Comunitária é desenvolvido a partir dos seguintes eixos de atuação: Empoderamento da comunidade, Treinamento de lideranças, Empoderamento das mulheres, Proteção Social, Água e Saneamento Básico, Gestão de resíduos sólidos, Energia Renovável, Construção de centros sociais, Acesso a serviços bancários, Regeneração urbana, Construção de escolas e  Comunicação e conectividade.

Conservação Ambiental e Bioeconomia

O projeto "Conservação Ambiental e Bioeconomia" atua nos seguintes eixos: Cadeias produtivas sustentáveis, Empreendedorismo ribeirinho, Monitoramento ambiental, REDD + (carbono), Políticas públicas ambientais, Geração de conhecimento em conservação e bioeconomia.

40
beneficiários
189
colaboradores
20
voluntários

ODS adotados pela organização

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) integram a agenda socioambiental da Organização das Nações Unidas (ONU). São 17 temas humanitários que devem servir como prioridade nas políticas públicas internacionais até 2030. A meta é que todos os Países-membros da ONU implementem os 17 objetivos.

O que já realizaram até agora

A FAS contribuiu para uma diminuição de 53% na taxa de desmatamento e um aumento de 202% na renda média familiar das 582 comunidades que estão situadas em 16 unidades de conservação que a organização atua, beneficiando mais de 9,4 mil famílias (cerca de 40 mil pessoas).

Próximos passos

Com mais apoio, a FAS pretende expandir sua atuação, replicando seus aprendizados e conhecimento acumulado com comunidades de populações tradicionais da floresta para outros países do bioma amazônico. 

Conquistas

Prêmio Von Martius de Sustentabilidade - 2014;
Prêmio Calouste Gulbenkian - 2016;
Prêmio ODS Brasil - 2018;
Prêmio Melhor ONG do Norte do Brasil - 2017 e 2019;
Prêmio UNESCO - Japão de Educação para o Desenvolvimento Sustentável - 2019;
Alem disso, a FAS já conquistou outros 11 prêmios nacionais e internacionais.

"A FAS tem em seu DNA o trabalho com diferentes atores privados e públicos, nacionais e internacionais. Junto à comunidades e povos da floresta, utilizamos uma abordagem sistêmica dos 17 ODS, para provar que a Amazônia vale mais em pé do que derrubada e cuidar daqueles que cuidam da floresta."

Pedro Oliveira
Head de parcerias e relacionamento

Contato da ONG

Fundação Amazônia Sustentável

Rua Álvaro Braga, n.º 351 - Bairro Parque 10 de Novembro - Manaus (AM) - 69055-660

(92) 4009-8900 | pedro.oliveira@fas-amazonas.org

https://fas-amazonas.org/ |     

voltar para impacto