IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas
O IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas - trabalha pela conservação da biodiversidade do país, por meio da ciência, educação e negócios sustentáveis. Ajudando a natureza e a vida das pessoas.
ONG Certificada
Projeto Semeando Água
O Projeto Semeando Água atua em 8 municípios que influenciam a produção de água no Sistema Cantareira. Com o objetivo de melhorar a qualidade ambiental da região que alimenta um dos maiores sistemas de abastecimento do mundo, o projeto capacita pequenos proprietários para uma produção sustentável, realiza educação ambiental, políticas públicas e comunicação. Tem como objetivo disseminar práticas sustentáveis que contribuem para o aumento da renda do pequeno produtor rural e, ao mesmo tempo, ampliam a conservação dos recursos hídricos, o que soma esforços para a segurança hídrica do Sistema Cantareira.
Programa de Conservação do Mico-Leão-Preto
O Programa de Conservação do Mico-Leão-Preto foi a semente para a criação do IPÊ e é um dos mais longevos programas de conservação da fauna no Brasil. A pesquisa, com diversas inovações científicas, já ajudou a tirar o Mico da lista de extremamente ameaçado para uma melhor categoria. O programa envolve ciência, educação ambiental, plantio de florestas e influência em políticas públicas. Os esforços de conservação, que iniciaram em 1984, já surtiram efeitos muito positivos para a espécie, como a mudança de categoria de ameaça e apoio a criação de Unidades de Conservação.
INCAB - Iniciativa Nacional para Conservação da Anta
Pesquisa científica em quatro biomas sobre o maior mamífero terrestre da América Latina. O IPÊ tem o maior banco de dados sobre a espécie no mundo. Os dados buscam influenciar as políticas públicas para sua conservação, reduzindo atropelamentos e uso de agrotóxicos em lavouras, por exemplo.
Corredores de Vida no Pontal do Paranapanema
Isolados em pequenas áreas florestais, animais correm risco de extinção na Mata Atlântica. Para salvá-los, o instituto realiza o plantio de árvores que formam corredores para que eles transitem entre as áreas verdes e possam sobreviver. O projeto promove a conservação dos recursos florestais e hídricos, neutralização de emissões de CO? e a garantia dos serviços ambientais em áreas no entorno de Unidades de Conservação da Mata Atlântica do extremo oeste paulista. São 12km de floresta e mais de 3,2 milhões de árvores plantadas, gerando renda para as pessoas e integrando governo, ONGs e empresas.
ODS adotados pela organização
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) integram a agenda socioambiental da Organização das Nações Unidas (ONU). São 17 temas humanitários que devem servir como prioridade nas políticas públicas internacionais até 2030. A meta é que todos os Países-membros da ONU implementem os 17 objetivos.