Garupa

A Garupa conecta viajantes em busca de experiências autênticas a comunidades, pequenos empreendedores e organizações que promovem o turismo responsável no Brasil. Divulgam experiências sustentáveis, realizam expedições e oferecem consultoria para empresas.

R$ 5.707,18
Doados pela MOL até agora!

The Nature Conservancy, Terras Indígenas do Oiapoque e Haliti-Paresi

Consutoria para a estruturação do turismo indígena nas duas regiões, realizada em três etapas: visitas técnicas, com pesquisa e diagnóstico do potencial; planos estratégicos para a estruturação de roteiros e regularização do turismo; expedições experimentais para formatação dos roteiros e do modelo de negócios.

O Futuro do Turismo

Selecionados pelo u.lab-S, laboratório social do Massachusetts Institute of Technology (MIT), o Garupa liderou uma jornada de reflexão e ação voltada ao "Futuro do Turismo" - seis encontros com a participação de ONGs socioambientais, trade turístico, meio acadêmico, comunidades, destinos, Sistema S e governo.

Serras Guerreiras de Tapuruquara

Em parceria com o Instituto Socioambiental-ISA e as associações locais ACIR e FOIRN, a instituição estruturou com capacitações e expedições experimentais um roteiro de turismo indígena em Santa Isabel do Rio Negro-AM. Entre 2017 e 2019, levaram 118 viajantes que geraram renda para 100 famílias em 5 comunidades.

Guia Garupa do Brasil Autêntico

Uma coleção de 41 experiências de viagem com impacto positivo nos lugares visitados. Essas experiências incluem hotéis, pousadas, restaurantes, passeios, manifestações culturais e artísticas, artesanato. O Guia também é um canal para que o viajante apoie os destinos através ações como doações e voluntariado.

5.000
beneficiários
10
colaboradores

ODS adotados pela organização

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) integram a agenda socioambiental da Organização das Nações Unidas (ONU). São 17 temas humanitários que devem servir como prioridade nas políticas públicas internacionais até 2030. A meta é que todos os Países-membros da ONU implementem os 17 objetivos.

O que já realizamos

Foi produzida em 2018 a websérie Viajar Muda o Mundo, três filmes com o objetivo de aproximar a causa do turismo sustentável das pessoas comuns e de explicar como ele pode ser uma ferramenta poderosa de transformação. Outra parte da verba foi utilizada em campanhas para divulgação da causa em redes sociais.

Próximos passos

Ampliar o Guia Garupa do Brasil Autêntico. Fortalecer a estratégia de Advocacy inicialmente ao Turismo Indígena, e ampliá-la ao Turismo Sustentável e de Base Comunitária. No Turismo Indígena, apoiar para que sejam consideradas as diretrizes gerais no processo de autorização da atividade de visitação.

Conquistas

O projeto Serras Guerreiras tornou-se referência na discussão do Turismo Indígena, tendo recebido Menção Honrosa pelo Prêmio Braztoa de Sustentabilidade (2018) e selecionado, entre 201 projetos, para compor o grupo de 15 empreendimentos inovadores no Programa de Aceleração da Plataforma Parceiros Pela Amazônia em 2020.

"Conectamos viajantes a organizações que fazem o turismo responsável acontecer. Temos dois eixos principais: comunicação (como o Guia Garupa) e Expedições, viagens-teste para estruturar a visitação em destinos incríveis, sempre protagonizada pelas comunidades locais."

Claudia Carmello
Gestora de Comunicação da Garupa

Orçamento anual

R$ 400.000

Governança, contabilidade e idoneidade

Contato da ONG

Garupa

Praça Dom José Gaspar, 134, 12° andar - São Paulo (SP) - 01047-912

| contato@garupa.org.br

http://garupa.org.br/ |  

voltar para impacto