Instituto Fazendo História

O IFH apoia crianças e jovens separados de suas famílias para que se tornem capazes de construir histórias de vidas potentes, interrompendo um ciclo de abandono, ruptura e violência. Mais de 15 mil crianças e adolescentes já foram beneficiados pelos 5 programas da ONG.

R$ 23.892,54
Doados pela MOL até agora!

Oficina de Formação para Serviços de Acolhimento

Formação de 400 profissionais da rede de serviços de acolhimento por meio de 20 oficinas temáticas e da produção e distribuição de kits de formação nas regiões de Campinas, Jundiaí, Americana e Guarulhos. O objetivo do programa é  qualificar cada serviço e a rede de acolhimento a partir da formação de seus profissionais.

1.300
beneficiários
40
colaboradores
684
voluntários

ODS adotados pela organização

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) integram a agenda socioambiental da Organização das Nações Unidas (ONU). São 17 temas humanitários que devem servir como prioridade nas políticas públicas internacionais até 2030. A meta é que todos os Países-membros da ONU implementem os 17 objetivos.

O que já realizamos

Mais de 15 mil crianças e adolescentes foram beneficiados pelos programas do IFH. Foram mais de 1.500 serviços de acolhimento parceiros em todo o páís, cerca de 6 mil voluntários se dedicando aos programas, 8 mil profissionais formados e mais de 30 mil livros distribuídos aos serviços parceiros.

O compromisso com o compartilhamento de conhecimento fez com que o Instituto sistematizasse todos os seus programas em publicações, vídeos, fichas de atividades entre outros materiais. Assim, a metodologia pode ser replicada pelo Brasil todo e até mesmo em outros países, como Costa Rica, Portugal e Argentina. O material é disponibilizado gratuitamente no site do IFH e rende frutos importantes, como a replicação autônoma do Fazendo Minha História em diversos municípios, a utilização de diversas estratégias do Grupo nÓs por outros abrigos e muitas trocas técnicas Brasil afora. Foram mais de 15 publicações com esse objetivo.

A equipe do IFH lançou ainda livros infantis, sensibilizando crianças e adultos para a delicadeza do momento do acolhimento, o valor da relação entre irmãos acolhidos, o trabalho que gera revoluções de um bom educador. São eles a História de Pedro, A História da Jabuticaba, Ledazeda e a Menor Ilha. Em 2013, lançaram o livro Esta é a Nossa História, que traz histórias de 29 crianças e adolescentes que estão ou estiveram em serviços de acolhimento, narradas por elas próprias e por familiares, amigos, voluntários ou profissionais dos serviços de acolhimento.

Conquistas

Prêmio Rumos da Educação, do Itaú Social, e Prêmio Criança, da Fundação Abrinq - 2009;
Prêmio Pontinho de Cultura, do Ministério da Cultura - 2009 e 2010;
Prêmio CLAUDIA, da Editora Abril, e Prêmio Tecnologia Social, da Fundação Banco do Brasil - 2011;
FIES, Fundo Itaú de Excelência Social - 2011 e 2015;
Prêmio Todos por um Brasil de Leitores, do MINC - 2015;
Indicação ao prêmio Prêmio Visionaris, que reconhece empreendedores sociais de destaque - 2016;
Criança Esperança (rede Globo em parceria com a Unesco) e o Prêmio de 100 Melhores ONGs pelo Instituto Doar e Revista Época - 2017;
Prêmio Criança, da Fundação Abrinq, pelo Serviço Família Acolhedoras - 2018;
Prêmio Melhor ONG da Região Sudeste e 100 Melhores ONGs - 2018;
Prêmio 100 Melhores ONGs, do Instituto Doar - 2019. 

"Formando e acompanhando de forma qualificada voluntários e profissionais da área, criando metodologias que construam relações de respeito, cuidado e amor com as crianças e adolescentes acolhidos, lutando por seus direitos e por uma política cuidada, buscamos um futuro melhor para nosso país."

Camila Werneck de Souza Dias
Presidente

Orçamento anual

R$ 2.611.555

Contato da ONG

Instituto Fazendo História

Rua Pedro Ortiz, 114 - Sumarezinho - São Paulo (SP) - 05440010

(11) 98244-6441 | daniela@fazendohistoria.org.br

https://www.fazendohistoria.org.br/ |    

voltar para impacto