O que já realizaram até agora
Mais de 15 mil crianças e adolescentes foram beneficiados pelos programas do IFH. Foram mais de 1.500 serviços de acolhimento parceiros em todo o páís, cerca de 6 mil voluntários se dedicando aos programas, 8 mil profissionais formados e mais de 30 mil livros distribuídos aos serviços parceiros.
O compromisso com o compartilhamento de conhecimento fez com que o Instituto sistematizasse todos os seus programas em publicações, vídeos, fichas de atividades entre outros materiais. Assim, a metodologia pode ser replicada pelo Brasil todo e até mesmo em outros países, como Costa Rica, Portugal e Argentina. O material é disponibilizado gratuitamente no site do IFH e rende frutos importantes, como a replicação autônoma do Fazendo Minha História em diversos municípios, a utilização de diversas estratégias do Grupo nÓs por outros abrigos e muitas trocas técnicas Brasil afora. Foram mais de 15 publicações com esse objetivo.
A equipe do IFH lançou ainda livros infantis, sensibilizando crianças e adultos para a delicadeza do momento do acolhimento, o valor da relação entre irmãos acolhidos, o trabalho que gera revoluções de um bom educador. São eles a História de Pedro, A História da Jabuticaba, Ledazeda e a Menor Ilha. Em 2013, lançaram o livro Esta é a Nossa História, que traz histórias de 29 crianças e adolescentes que estão ou estiveram em serviços de acolhimento, narradas por elas próprias e por familiares, amigos, voluntários ou profissionais dos serviços de acolhimento.
Conquistas
Prêmio Rumos da Educação, do Itaú Social, e Prêmio Criança, da Fundação Abrinq - 2009;
Prêmio Pontinho de Cultura, do Ministério da Cultura - 2009 e 2010;
Prêmio CLAUDIA, da Editora Abril, e Prêmio Tecnologia Social, da Fundação Banco do Brasil - 2011;
FIES, Fundo Itaú de Excelência Social - 2011 e 2015;
Prêmio Todos por um Brasil de Leitores, do MINC - 2015;
Indicação ao prêmio Prêmio Visionaris, que reconhece empreendedores sociais de destaque - 2016;
Criança Esperança (rede Globo em parceria com a Unesco) e o Prêmio de 100 Melhores ONGs pelo Instituto Doar e Revista Época - 2017;
Prêmio Criança, da Fundação Abrinq, pelo Serviço Família Acolhedoras - 2018;
Prêmio Melhor ONG da Região Sudeste e 100 Melhores ONGs - 2018;
Prêmio 100 Melhores ONGs, do Instituto Doar - 2019.