BASTADOTAR

A BASTADOTAR se dedica à proteção e ao resgate de animais, principalmente felinos em situação de risco. Após o resgate, os animais recebem todos os cuidados necessários, são castrados, vacinados e encaminhados para a adoção responsável.

Espaço FELV na Casa dos Gatos

A BASTADOTAR tem espaço para os gatos positivos para FELV, doença contagiosa entre felinos. Todos são testados quando resgatados. Os que são positivos para o vírus vivem nesse espaço, têm acesso ao ar livre, sol ou ficam na parte interna. E recebem atenção especial e muito carinho dos nossos voluntários.

Loja Bastadotar

A ONG promove ações para arrecadação de fundos como bazares; calendário anual, com fotos dos abrigados; vende produtos como canecas e adesivos. A meta da institutição é ter uma loja virtual para facilitar o acesso aos seus produtos e, assim, novas contribuições que garantam a qualidade de vida dos animais sob sua guarda.

Apadrinhamento BASTADOTAR

O apadrinhamento conta com 20 padrinhos e 24 animais apadrinhados. Os padrinhos colaboram financeiramente e acompanham seus apadrinhados, recebendo notícias e fotos exclusivas. A meta da ONG é aumentar o número de padrinhos para que todos os animais possam sentir um pouquinho o que é ter uma família.

Eventos de adoção semestrais na UFMG /Semana do Meio Ambiente

A BASTADOTAR participa de eventos de adoção em diferentes locais. Nossos carros chefes são os eventos promovidos no campus Pampulha e a participação na Semana do Meio Ambiente, que possibilitam boas adoções, implicam campanhas educativas para conscientização e fortalecem o vínculo com a comunidade UFMG.

2.000
beneficiários
1
colaboradores
20
voluntários

ODS adotados pela organização

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) integram a agenda socioambiental da Organização das Nações Unidas (ONU). São 17 temas humanitários que devem servir como prioridade nas políticas públicas internacionais até 2030. A meta é que todos os Países-membros da ONU implementem os 17 objetivos.

O que já realizamos

A BASTADOTAR já promoveu ou participou de diversos eventos de adoção, com inúmeras adoções - cerca de 2.000 Além dessas atividades de ordem prática, a BASTADOTAR integra o Movimento Mineiro de Defesa Animal (MMDA) e de luta pela elaboração de uma política pública de proteção e defesa dos animais. Como membro do MMDA, participa de discussões e campanhas pertinentes à causa. Com o intuito de ampliar a discussão sobre a relação humanos-não humanos, realizaram, em 2012, na UFMG, o Seminário de Bem-Estar Animal, que reuniu profissionais de várias áreas do conhecimento, desde pesquisadora na área de representação animal na literatura e filósofos a veterinários ativistas, numa reflexão sobre os animais e a relação dos humanos com eles e com o meio ambiente como um todo. Em 2020, um de seus membros, titular de uma Cátedra UNESCO-UFMG, no interior de um evento científico de envergadura, promoveu uma conferência online sobre a proteção dos animais.

Próximos passos

1) Lançar o site da BASTADOTAR - www.bastadotar.org -, que está sendo desenvolvido por meio de uma parceria com a empresa Agência Digital HGX, num trabalho colaborativo não remunerado. O site está em fase de finalização, com toda a arquitetura, visual e funcionalidades prontos. A loja da ONG fará parte do site; 2) Garantir a manutenção da ONG de uma maneira mais estável, para poderem realizar, com tranquilidade, a ajuda a animais em situação de risco; 3) Incrementar a promoção de ações educativas que conscientizem a população sobre os direitos dos animais e a imprescindível proteção de que necessitam aqueles em risco, seja pelas redes sociais, seja presencialmente numa articulação com escolas em Belo Horizonte; 4) Ampliar e aprimorar a presença da BASTADOTAR nas redes sociais; 5) Construir o espaço FIV na Casa dos Gatos; 6) Adquirir um utilitário para transporte dos animais e infraestrutura para eventos.

 

 

Conquistas

A principal conquista da ONG é se manter, sem financiamento público ou privado, graças à adesão de dos parceiros, voluntários e colaboradores financeiros. Também destacam apoio da Administração da UFMG e da comunidade universitária em reconhecimento ao trabalho que a BASTADOTAR desenvolve no campus Pampulha. 

Em outro âmbito, em 2019, firmaram importante parceria com a Petz. Hoje, participam do projeto Adote Petz e têm descontos em todos os procedimentos e produtos. Passaram ainda a integrar Projeto PDP - Projeto de Doação Petz, de combate ao desperdício, o que lhes possibilita receber em doação rações e produtos com vencimento próximo.

"O abandono de animais domésticos aumentou nas últimas décadas. Inseridos nas sociedades humanas, domesticados, sem os cuidados do homem, esses animais são condenados à morte, muitas vezes posterior a maus-tratos. Dedico-me a amenizar essa dura realidade. Movem-me o amor e a solidariedade."

Silvana Coser
Diretora Administrativa

Orçamento anual

R$ 147.122

Governança, contabilidade e idoneidade

Contato da ONG

BASTADOTAR

Belo Horizonte/MG

(31) 97165-1955 | bastadotar2015@gmail.com

www.bastadotar.org |   

voltar para impacto