Ciclocidade

Grupo de ciclistas voluntários que lutam pela bicicleta em São Paulo. Fundada em 2009, a Ciclocidade tem mais de 100 associados e colaborou em importantes medidas públicas, como o novo plano diretor do município. Realiza pesquisas, debates e oficinas.

R$ 4.398,02
Doados pela MOL até agora!

Diálogos sobre Rodas

O Projeto "Diálogos sobre Rodas" busca, por meio de levantamento de dados, encontros lúdicos, formações e incidência política, relacionar aspectos de segurança viária, mobilidade ativa e ciclomobilidade às questões específicas de territórios, gêneros e etnias.

Auditoria Cidadã das ciclovias e ciclofaixas de São Paulo

O projeto mobilizou 45 ciclistas para visitar, registrar e avaliar o estado dos 484 km de ciclovias e ciclofaixas existentes na cidade de São Paulo. Ao mostrar em um mapa online onde estavam as estruturas em pior estado, pautou diretamente a meta de requalificar 310 km, estabelecida pela Prefeitura em 2019.

Advocacy para redução de mortes de ciclistas e pedestres em São Paulo

O projeto fez extenso levantamento de dados sobre vítimas de trânsito com enfoque especial para ciclistas e pedestres, influenciando na revisão das metas de implantação e manutenção da malha cicloviária no Programa de Metas 2019-2020 e colaborando na elaboração do Plano de Segurança Viária e do Plano Cicloviário.

Promoção da intermodalidade a partir de bicicletários

O projeto fez uma incursão profunda sobre como são os bicicletários de São Paulo, quais são as políticas relacionadas a ele, quanto são usados e como são operados de forma a consolidar um documento de melhores práticas. O objetivo final é aumentar o número de ciclistas que fazem intermodalidade.

500
beneficiários
3
colaboradores
100
voluntários

ODS adotados pela organização

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) integram a agenda socioambiental da Organização das Nações Unidas (ONU). São 17 temas humanitários que devem servir como prioridade nas políticas públicas internacionais até 2030. A meta é que todos os Países-membros da ONU implementem os 17 objetivos.

O que já realizamos

As doações recebidas são destinadas ao custeio das operações da entidade (site, contador, auditoria e comunicação), promoção de formação em ciclomobilidade, mobilização e café da manhã dos ciclistas, ajuda de custo para voluntários em contagens. Também foram feitas ações na pandemia, como distribuição de cestas básicas e máscaras para cicloentregadores.

Próximos passos

Ampliar a capacidade de gestão interna e execução de projetos de pesquisa, incidência política e cultura e formação da bicicleta para zonas periféricas, com a finalidade de fomentar a discussão, a proposição projetos e a formação de ativistas para atuação local e municipal.

Conquistas

Campanha Bicicleta faz bem ao Comércio - 2016;
Advocacy para a redução de mortes de ciclistas e pedestres em São Paulo - 2018;
Menção honrosa Projeto Auditoria Cidadã (parte do desenvolvimento do Ideciclo) - 2019.

"A Ciclocidade tem como principal atuação a incidência política para políticas públicas de mobilidade ativa no que se refere à bicicleta, corroboradas por levantamento de dados, cicloativismo da sociedade civil e projetos de mobilidade."

Josivete Pereira da Silva (Jô Pereira)
Diretora Geral 2018-2020

Orçamento anual

R$ 106.000

Contato da ONG

Ciclocidade

Rua da Consolação, 2514, Sala B - São Paulo (SP) - 01416-000

| contato@ciclocidade.org.br

https://ciclocidade.org.br |   

voltar para impacto