Histórias
de Impacto

segunda, 12.07.2021

Conheça o Litro de Luz, ONG que leva iluminação a famílias que não têm acesso à energia elétrica

Por Samuely Laurentino e Diuliane Santos

Fotografia: Marcela Cure
Fotografia: Marcela Cure

O Litro de Luz nasceu com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas que não têm acesso à energia elétrica através de soluções sustentáveis de iluminação. A ideia foi inspirada no mecânico brasileiro Alfredo Moser que, em 2002, desenvolveu a Lâmpada de Moser, solução que consiste em uma garrafa PET abastecida com água e alvejante que, por meio da refração, gera uma iluminação equivalente a uma lâmpada de 60 watts, suficiente para iluminar um cômodo de aproximadamente 18 m².

Além da Lâmpada de Moser, a ONG utiliza outros 2 tipos de soluções: o Poste Solar, utilizado para iluminar áreas públicas, e o Lampião Solar, que ilumina tanto ambientes internos quanto externos. As soluções são construídas por meio do trabalho colaborativo entre funcionários, voluntários e moradores das comunidades beneficiadas, que usam materiais como garrafas PET,  lâmpadas LED, cano PVC, painel solar, baterias, etc.

O Litro de Luz chegou à Aldeia Mata Verde Bonita, no município de Maricá (RJ), em novembro de 2019. "Foi um presente para a Aldeia", diz Jurema Nunes de Oliveira, de 40 anos. Ela mora na comunidade há 8 anos e conta as dificuldades que os moradores enfrentavam por causa da falta de energia. "Tínhamos medo de sair para realizar chamadas de emergência, pois o caminho era muito escuro. Agora, temos mais segurança para sair de casa", conta. Para Jurema, a chegada da organização na comunidade transformou tudo. "É interessante ter acesso à geladeira, à televisão e não viver apenas da caça", afirma ao falar sobre a possibilidade de evoluir e mudar para melhor.

Em setembro de 2019, quando o Litro de Luz chegou ao Quilombo Santa Justina/Santa Isabel, localizado em Mangaratiba (RJ), os moradores viviam à base de lampião a querosene, diesel e vela. "De noite, as crianças queimavam os cabelos, pois estudavam à luz de velas. A janta tinha que ser servida por volta das 17 horas. Agora, podemos jantar um pouco mais tarde", conta Iosana Rosineide Matias Domingos, de 48 anos. Ao todo, 54 famílias da comunidade já foram atendidas pela organização. "Eles visitaram cada casa e entregaram um lampião solar para cada família", lembra Iosana. Para ela, o acesso à energia é um direito básico da humanidade: "muda totalmente a vida", afirma.

Atuando desde 2014, o Litro de Luz está presente nas cinco regiões do Brasil e já impactou a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui e conheça mais sobre o trabalho do Litro de Luz.

"Eles visitaram cada casa e entregaram um lampião solar para cada família."

Histórias relacionadas

 voltar para impacto