Editora MOL

Quem
Somos

Somos a maior editora de impacto social do mundo.
Nossa especialidade é fazer algo que inventamos: os
projetos socioeditoriais. São produtos impressos de
conteúdo - revistas, livros, calendários, guias -
que fazem o bem de maneira extraordinariamente bem-feita, seguindo 7 princípios:

01 Nossos projetos sempre doam parte do valor de capa ou de produção para apoiar ONGs que lutam por grandes causas.
02 Nossos produtos são vendidos por preços abaixo do mercado tradicional ou gratuitos, para democratizar o acesso à leitura.
03 Só publicamos conteúdo positivo: histórias reais inspiradoras, jornalismo para a cidadania e faça-você-mesmo pela qualidade de vida.
04 Nossos modelos de negócio são inovadores: usam recursos já disponíveis para conectar marcas, consumidores e causas.
05 Criamos e gerimos todos os projetos de ponta a ponta, da produção editorial às vendas, garantindo resultados incríveis.
06 Somos transparentes e auditados do início ao fim: na gráfica, nas vendas, nas doações e na prestação de contas pública.
07 É sempre um ganha-ganha: para a MOL, as marcas, os leitores, as ONGs, a sociedade - tudo o que fazemos tem de ser bom para todos.
R$ 21.586.804,89
doados desde 2008
R$ 26.758.093,64
doados em valores corrigidos
pela inflação do período
R$ 2,40milhões

doados
por ano

R$ 188mil

doados
por mês

R$ 6mil

doados
por dia

R$ 255

doados
por hora

Somos um
negócio social

rentável e generoso: entre 2008 e 2016,
para cada R$ 1 de lucro operacional,
nós doamos R$ 5

11.386.293 exemplares vendidos de todos
os produtos MOL
36 ONGs beneficiadas
1,5 milhão
de pessoas atendidas
por ano em todas as
regiões do país
3.232 unidades por dia!

07
livros
lançados

09 Títulos
de revistas
criados
&   102 Edições já
produzidas
quanto doamos para
as nossas causas:

Educação
& cidadania

R$6.711.545,55

Saúde
& bem-estar

R$14.691.839,82

Vida
sustentável

R$183.419,60
Inspiração fazemos
diferente
pra fazer
a diferença
Nosso papel
no mundo:
Criamos produtos de conteúdo inspirador,
com modelos de negócio inovadores, que
apoiam as causas em que acreditamos,
geram valor para nossos parceiros e
impulsionam mudanças positivas
na vida das pessoas.
Inspiração fazemos
diferente
pra fazer
a diferença
Nossos
Valores
01 Significado Acreditamos no propósito do nosso trabalho diário. A paixão nos inspira a criar com prazer, a cuidar das nossas relações, a superar desafios e a colocar o coração em absolutamente tudo o que fazemos.
02 Contribuição Nossas publicações são transformadoras. Nosso conteúdo é acessível e inspirador, para fomentar uma sociedade mais igualitária. Nossos modelos de negócio geram valor para empresas parceiras e renda para causas.
03 Colaboração Estamos comprometidos uns com os outros. Fazemos o que tem que ser feito, compartilhamos o que temos de melhor e construímos juntos resultados bons para todos – funcionários, parceiros e público.
04 Criatividade Somos movidos por ideias e ideais. Cultivamos a iniciativa, o aprendizado, a inovação e a perseverança para empreender nossos sonhos, realizar nossas visões e inovar em todos os nossos trabalhos.
05 Qualidade Só fazemos coisas boas. Queremos nos orgulhar de tudo o que produzimos e de todas as relações construídas nesse processo. A cada dia e a cada projeto temos que crescer e ser melhores do que fomos ontem.
06 Equilíbrio Trabalhamos para viver. Somos um negócio pequeno e bem cuidado, com a ambição de ser o melhor e não o maior. Valorizamos a leveza do ambiente, a saúde das relações e a realização pessoal tanto quanto os resultados.
07 Integridade Somos responsáveis com nossos compromissos. Somos honestos em nossas relações. Somos claros sobre nossos objetivos. Somos transparentes nas nossas entregas. Somos verdadeiros na nossa dedicação.
Editora MOL
História Desde 2007, fizemos de tudo dentro do universo editorial -
inclusive reinventá-lo. Descubra o que já produzimos,
com quem trabalhamos e como evoluímos Ano a ano,
milhão a milhão

  • 2007O começo de tudo

    Da parceria entre o administrador Rodrigo Pipponzi e a jornalista Roberta Faria, nasce em São Paulo a Editora MOL – no início, uma start-up dentro do Estúdio MOL, que em poucos meses estaria andando com as próprias pernas. Neste primeiro ano, criamos a base teórica da nossa maior invenção: o modelo de negócio dos projetos socioeditoriais.

    Mas, no início, o lado social era ainda uma parte pequena do nosso trabalho: em seus primeiros anos, a MOL também atendeu dezenas de clientes corporativos de algumas das maiores empresas do Brasil e do mundo, produzindo comunicação institucional para funcionários e consumidores.

    Por um bom tempo, manter um núcleo corporativo foi uma estratégia triplamente valiosa: nos dava segurança financeira para desenvolver o negócio social, experiência editorial em múltiplos formatos e conteúdos, e conexões com marcas e pessoas que se tornariam grandes parceiras em projetos socioeditoriais no futuro.

  • 2008R$ 1 milhão doado

    Em março, lançamos a revista Sorria, nossa primeira publicação socioeditorial, em parceria com a Droga Raia. Os resultados são incríveis: as cinco edições que circulam em 2008 são esgotadas, e doamos nosso primeiro milhão. Na verdade, um pouco mais: foram R$ 1.343.833,74 entregues ao GRAACC.

  • 2009R$ 3 milhões doados

    A Sorria é sucesso de público e crítica. A circulação cresce, mantendo as vendas acima de 94% da tiragem. E a publicação recebe prêmios e destaques na mídia, que destacam seu pioneirismo, qualidade e eficiência como instrumento de transformação social.

  • 2011R$ 7 milhões doados

    Nasce nossa segunda revista, a Por Exemplo, realizada em parceria com a rede de supermercados Extra, com renda revertida para projetos de educação. Ela inclui uma publicação infantil, nosso primeiro projeto voltado para esse público. O projeto tem duração de um ano e, ao final, doa mais de meio milhão de reais.

  • 2013R$ 12 milhões doados

    Um ano de muitos lançamentos! Começamos com Eu Que Fiz!, revista de projetos de decoração faça-você-mesmo, vendida na rede C&C Casa & Construção, com renda revertida para o GRAACC. Logo depois, vem a Turminha Sem Igual, revista infantil para promover a inclusão, inspirada nos personagens da AACD, entidade beneficiada com a venda, realizada nas lojas de brinquedos Ri Happy.

    O ano ainda teve o lançamento da nossa revista de receitas O Que Tem Pra Jantar? na rede de supermercados St Marche, em benefício das ONGs Banco de Alimentos e Gastromotiva – que mal saiu e já ganhou um filhote, o Calendário 2014. E ainda botamos na rua nosso primeiro livro: Eu Amo Bike, realizado com apoio do Itaú e vendido em livrarias tradicionais, com parte da renda doada para projetos de mobilidade urbana.

  • 2014R$ 13 milhões doados

    Depois de muito ensaio, lançamos nossa loja virtual, a Banca do Bem, disponibilizando nossos produtos para quem não está perto dos varejos parceiros. Chega às livrarias nosso segundo livro: Eu Amo Viajar, realizado com apoio da TAM (atual Latam) e com parte da renda revertida para projetos de turismo sustentável. O Que Tem Pra Jantar? repete o sucesso com o Calendário 2015 no St Marche, apoiando a causa da gastronomia social.

    Ao longo do ano, em um plano sincero e delicado, entregamos todas as nossas contas de clientes corporativos. Há quem diga que é loucura, há quem pense que é o fim – mas estamos seguindo nossa maior vocação. No fim de 2014, passamos a nos dedicar exclusivamente aos projetos socioeditoriais e nos tornamos um negócio 100% social.

  • 2015R$ 15 milhões doados

    Lançamos a revista TODOS, que graças à parceria com a Drogasil se tornaria nosso segundo maior título, beneficiando 15 instituições em todo o Brasil. Nossa coleção de livros ganha mais um título: Eu Amo Correr, com apoio da Adidas e renda revertida para projetos de estímulo ao esporte.

    O livro Eu Amo Bike ganha dois filhotes: o livro de empreededorismo biker Eu Sou a Mudança e o especial infantil de pedal Almanacicleta, ambos com o apoio do Itaú e parte da renda doada para projetos de mobilidade urbana.

    O ano ainda tem estreias do Almanaque da Turminha Sem Igual na Ri Happy, em prol da AACD, e do especial Mundo do Vinho e do Calendário 2016 no St Marche, beneficiando o Banco de Alimentos e a Gastromotiva. E, na Banca do Bem, a grande novidade é que Sorria e O Que Tem Pra Jantar? já podem ser assinadas!

  • 2016R$ 19 milhões doados

    Fazemos nosso primeiro projeto com um varejo de franquias: a revista de estilo de vida Olhares, em parceria com a Óticas Carol, com renda revertida para o projeto Criança Esperança.

    Outra primeira vez do ano é com a lei de incentivo à cultura: por meio dela, a Ticket apoia nosso livro Eu Amo Comida, caçula da nossa coleção, com parte da renda revertida para as ONGs Banco de Alimentos e Gastromotiva.

    É um bom ano também para os especiais dos títulos já consagrados: O Que Tem Pra Jantar? ganha seu Mundo do Chocolate e o Calendário Sorria faz um sucesso tão estrondoso que precisa ser reimpresso às pressas.

  • 2017R$ 20 milhões doados

    Ainda no primeiro semestre, lançamos dois best sellers. Na rede de brinquedos PBKIDS e nas redes sociais, o livro 101 Coisas Para Fazer Com As Crianças Antes Que Elas Cresçam é um sucesso e beneficia o Instituto Ayrton Senna.

    Na rede de pet shops Petz, o livro O Que Os Cachorros nos Ensinam vende em 40 dias o que deveria vender em 4 meses, levando à reimpressão de uma tiragem ainda maior. As vendas apoiam as ONGs de proteção animal Focinhos de Luz e Projeto CEL.

    A MOL completa 10 anos e, para comemorar, toma um banho de loja, com direito à renovação da marca e dos materiais institucionais, um site de verdade e publicação do seu primeiro balanço social consolidado.

Nossos
Sócios
Claudia Inoue
Diretora de Criação Claudia Inoue
Arquiteta formada pela USP, dirige a arte da casa em todas as publicações Claudia e Dilson almoçam juntos (praticamente) todos os dias há 10 anos Claudia fez faculdade de arquitetura com a irmã do Artur
Dilson Branco
Diretor Editorial Dilson Branco
Jornalista formado pela UFSC, edita as publicações que são o coração da MOL Dilson organiza um futebolzinho semanal, o Perebas, onde o Artur já jogou Dilson e Rodrigo são os únicos aptos a tocar o violão da redação
Artur Louback
Diretor de Operações Artur Louback
Jornalista formado pela USP, é quem cuida dos projetos dentro do varejo – e os faz vender Artur e Rodrigo trabalharam juntos no comecinho do Estúdio, antes da Editora existir Artur e Roberta são casados e têm duas filhas (por enquanto)
Nossos
Sócios
Rodrigo Pipponzi
Diretor Executivo Rodrigo Pipponzi
Administrador formado pela FGV, é o gestor da Editora na estratégia e no back office Claudia começou como estagiária do Rodrigo ainda no Estúdio MOL Roberta é madrinha de casamento do Rodrigo
Roberta Faria
Diretora Executiva Roberta Faria
Jornalista formada pela UFSC, cria, vende e responde pela produção de todos os projetos Roberta e Dilson são amigos desde a faculdade, vieram juntos para São Paulo e já dividiram apartamento Claudia e Roberta são virginianas (e, graças à Clau, o assunto astrologia é o nº 1 da redação)
Nossos
Sócios
Claudia Inoue
Diretora de Criação Claudia Inoue
Arquiteta formada pela USP, dirige a arte da casa em todas as publicações
Dilson Branco
Diretor Editorial Dilson Branco
Jornalista formado pela UFSC, edita as publicações que são o coração da MOL
Artur Louback
Diretor de Operações Artur Louback
Jornalista formado pela USP, é quem cuida dos projetos dentro do varejo – e os faz vender
Rodrigo Pipponzi
Diretor Executivo Rodrigo Pipponzi
Administrador formado pela FGV, é o gestor da Editora na estratégia e no back office
Roberta Faria
Diretora Executiva Roberta Faria
Jornalista formada pela UFSC, cria, vende e responde pela produção de todos os projetos
nossa
equipe
Redação
  • Roberta Faria Diretora Executiva
  • Claudia Inoue Diretora de Criação
  • Dilson Branco Diretor Editorial
  • Marina Bessa Editora de Texto
  • Camila Marques Editora de Arte
  • Roberta Barbieri Analista de Mídias Sociais
  • Déborah Rodrigues Fotógrafa & Produtora
  • Heloiza Murakami Estagiária de Arte
  • Heloísa Iaconis Estagiária de Texto
  • Joana Nunes Estagiária de Mídias Sociais
GESTÃO
  • Rodrigo Pipponzi Diretor Executivo
  • Artur Louback Diretor de Operações
  • Jéssica Martineli Gerente de Operações
  • Elaine Duarte Gerente Financeira
  • Luciana Kawano Gerente de Circulação & Novos Negócios
  • Caroline Petroni Analista de Inteligência de Mercado
  • Richard Furtado Analista de Inteligência de Mercado
  • Mariana Teles Secretária Executiva
  • Nilda Dias Copeira
Auditoria

Todos os projetos da Editora MOL são fiscalizados por uma auditoria externa independente, a VACC, que fiscaliza a impressão da tiragem, os relatórios de vendas, os valores arrecadados, os impostos pagos e as doações feitas, entre outras questões. Os relatórios são publicados por edição e podem ser conferidos na página de cada projeto.

Conheça mais os projetos
Balanço Social

Em comemoração aos seus 10 anos, em 2017 a MOL publicou seu primeiro balanço social consolidado, com os resultados de todos os projetos, além de detalhes sobre a história da Editora, os produtos, as causas, os modelos de negócios e depoimentos das ONGs e varejos parceiros. Vamos ficar contentes se você quiser ler :)

Baixe nosso balanço social