Editora MOL

O que
fazemos

O que
faze-
mos

A Editora MOL é especialista em projetos socioeditoriais.
Algo que ninguém mais faz no mundo, por um motivo simples:
nós inventamos esse modelo de negócios!

Um projeto socioeditorial
é uma publicação de
conteúdo positivo e
acessível, realizada em
parceria com uma marca,
com renda revertida para
uma causa.

Quem faz
o quê?

Num projeto socioeditorial,
cada parceiro faz o que sabe melhor -
e todos saem ganhando

A Editora MOL desenvolve o projeto e o modelo de negócio, produz a publicação e faz a gestão da operação.
O varejista distribui, promove e vende o produto, utilizando sua rede de lojas e sua vocação para influenciar pessoas.
O leitor faz uma microdoação para uma causa em que acredita e leva em troca conteúdo de qualidade por um valor acessível.
A instituição beneficiada usa sua credibilidade para promover o projeto, aplica os recursos doados e presta contas.
Como os projetos
socioeditoriais
são criados?
Desenvolvemos uma publicação sob medida para o universo do nosso parceiro no projeto.

Ok, é bom saber desde já: nunca chegamos na primeira reunião com um projeto pronto – antes, temos que nos conhecer melhor.

Para definir exatamente qual será o produto – se é um livro ou uma revista, o conteúdo, o preço de capa, a tiragem, a causa, o modelo de negócio – primeiro precisamos de dados de operação do potencial parceiro.

É o estudo aprofundado dessas informações que vai determinar as oportunidades que temos e orientar a criação do projeto. No caso de uma rede varejista, levamos em conta o perfil do público, a experiência de compra, o espaço físico, a dinâmica das lojas e até mesmo o plano de carreira dos funcionários e o sistema de reposição de estoque.

São dezenas de perguntas, números e análises de negócio, com base em toda a expertise da MOL, para definir o melhor projeto para cada parceria – tanto do ponto de vista do conteúdo, quanto do modelo de negócios.

Pensamos na fórmula mais segura e ágil para viabilizar a produção e maximizar as doações.

Inventamos três modelos de negócio: patrocinado, autossustentado e misto. (Hoje, a maior parte dos nossos projetos é autossustentada.)

Patrocinado: o custo de produção é 100% coberto por patrocínio. Como contrapartida, as empresas patrocinadoras anunciam na publicação ou recebem uma tiragem exclusiva. Até 100% do valor de capa pode ser doado.

Autossustentado: quando não há patrocínio, o custo é adiantado – pela Editora MOL, pelo varejista ou pela instituição beneficiada. Posteriormente, esse valor é descontado das vendas, e o restante é doado.

Misto: parte do custo é coberta por patrocínio, e outra é adiantada. As vendas cobrem o adiantamento, e o restante é doado.

Nesta etapa, também é definida a gestão de risco.
Ou seja: caso as vendas não atinjam o ponto de equilíbrio para recuperar o investimento, quem assume o prejuízo? Pode ser a Editora MOL, o varejista ou a instituição beneficiada – e o risco também pode ser compartilhado por dois ou mais parceiros.

Definimos o melhor método de arrecadação e escolhemos as instituições beneficiadas.

Criamos dois modelos de doação: fixo e variável. Cada um deles pode ser combinado com os três modelos de negócio apresentados no item anterior.

Fixo: define-se uma parcela ou porcentagem do preço de capa para ser destinada à causa. Por exemplo: a cada unidade vendida, R$ 1 é doado.

Variável: a doação só começa a ser contabilizada após as vendas cobrirem o custo de produção. Ou seja: o produto tem um ponto de equilíbrio, que precisa ser atingido para que o projeto gere doação.

A escolha das ONGs é feita em conjunto com a empresa parceira. É importante que as entidades tenham identificação com os valores, a atuação e o público do varejista ou do patrocinador. Além disso, as instituições são auditadas, garantindo transparência e a credibilidade.

Planejamos formas imbatíveis de engajar o time e levar o produto aos leitores.

Somos especialistas em elaborar o planejamento ideal para que o produto chegue ao consumidor final de forma eficiente. Nessa etapa, algumas das tarefas que realizamos são:

  • Captação de recursos e parcerias estratégicas;
  • Contratos e questões jurídicas;
  • Definição do modelo fiscal;
  • Desenvolvimento de materiais de PDV;
  • Estratégia logística, estoque, manuseio e distribuição;
  • Campanha de endomarketing e treinamentos para engajamento interno;
  • Campanhas de metas e de premiação;
  • Planejamento das ações de lançamento;
  • Gestão da operação dentro do varejo;
  • Acompanhamento permanente das vendas por meio de BI e CRM;
  • Vendas e projeção em outras plataformas, como redes sociais, e-commerce e canal de assinaturas;
  • Assessoria de imprensa, RP, SAC e ações com influenciadores.

Produzimos, lançamos e monitoramos as vendas para atingir o melhor desempenho possível.

Com todos os detalhes definidos, nossa redação é acionada para a produção. Pesquisamos histórias inspiradoras e relevantes e buscamos a forma mais bonita e acessível de apresentá-las nas páginas. Além disso, mantemos o relacionamento com os leitores em todos os canais disponíveis.

Quando o lançamento acontece, passamos também à etapa de acompanhamento das vendas no varejo. Nossa equipe de operações monitora a performance das lojas e dá suporte às equipes, controla os estoques e usa diversas ferramentas de projeção e ações motivacionais para promover resultados incríveis.

No fim do período de vendas, fazemos o acerto com o varejo, pagamos os impostos, subtraímos os eventuais custos devidos e efetuamos as doações proporcionais – tudo auditado por uma empresa externa e independente. A prestação de contas do projeto é publicada em detalhes na próxima edição do próprio produto e/ou nos canais oficiais da Editora MOL.

FAQ: "Desculpa a indiscrição,
mas como a Editora MOL
ganha dinheiro?"

Fazendo produtos socioeditoriais. Todo produto da MOL doa parte da sua renda para uma causa. E todo produto da MOL tem, naturalmente, um custo de produção, que contempla as despesas do projeto – como equipe, impressão dos exemplares e distribuição – e também traz embutida uma margem de lucro, em média equivalente a 15% do custo total.

Não somos uma empresa tradicional, nem uma ONG: somos um negócio social. Ou seja: um empreendimento que tem como objetivo causar impacto positivo na sociedade, de forma ética e sustentável.

É por isso que só publicamos produtos de conteúdo positivo, com preços acessíveis e sempre com parte da renda revertida para grandes causas.

Ao mesmo tempo, carregamos todos os encargos, responsabilidades e direitos de qualquer empresa. Obter lucro, portanto, também é um de nossos fins. Este retorno financeiro nos permite empreender com segurança, recompensar nossa equipe e crescer com qualidade, sem pesar no nosso maior objetivo: gerar doações. Entre 2007 e 2016, para cada R$ 1 de lucro operacional que obtivemos, doamos em média R$ 5 para nossas causas.

Portanto, essencialmente, é a própria venda das publicações que sustenta a Editora – além de gerar milhões de reais em doações a cada ano. Temos diferentes modelos de negócio, dos quais apenas uma pequena fração envolve algum tipo de patrocínio. Na maioria dos casos, não recebemos nenhum subsídio financeiro, isenção, publicidade ou patrocínio, seja público ou privado. Contamos principalmente com o (enorme) volume de vendas para nos viabilizar, o que conseguimos com ótimos produtos, parcerias poderosas e leitores engajados.

Nossas
Causas

Apostamos em três grandes eixos que consideramos fundamentais para tornar a vida mais feliz. São eles que norteiam a atuação das instituições sociais com que trabalhamos e inspiram o conteúdo das nossas publicações.

Educação & cidadania

Educação & cidadania

Democratizar o acesso ao conhecimento, desenvolver potenciais individuais e estimular a construção coletiva de uma sociedade melhor. Oferecer, principalmente às populações mais vulneráveis, educação formal e não-formal de qualidade, como ferramenta de ascensão social, fortalecimento da autoestima e empoderamento para a busca pela felicidade.Amigos do BemCasa do ZezinhoCriança EsperançaFundação Gol de LetraGastromotivaInstituto Ayrton SennaObra do BerçoParceiros da EducaçãoTodos pela Educação
Saúde & bem-estar

Saúde & bem-estar

Promover acesso à prevenção e ao tratamento de doenças e de outros problemas de saúde, oferecendo cuidados principalmente a quem mais necessita. Incentivar o desenvolvimento da medicina. Estimular a prática esportiva e a adoção de hábitos que façam bem ao corpo e à mente. Garantir dignidade e qualidade de vida às populações de todas as idades.AACDAbrigo dos Idosos São Vicente de PauloAsilo de VitóriaCasa do AmorCasa do VovôCasa Para Velhice Luiza de MarillacFundação Abrigo do Bom JesusGinga SocialGRAACCInstituto Juvino BarretoInstituto Mara GabrilliLar Acolhida São Vicente de Paulo Lar do Irmão VelhoLar dos Velhinhos de CampinasLar dos Velhinhos Maria MadalenaSAMESIRPHATurma do BemVila Vicentina Júlia Freire
Vida sustentável

Vida sustentável

Tornar mais consciente, eficiente, equilibrada e respeitosa a relação da humanidade com o meio ambiente, nos mais variados aspectos do dia a dia, como o consumo, a alimentação, a geração de lixo, o transporte e o lazer. Contribuir para a construção de uma economia mais justa. Proteger os animais dos maus-tratos e do abandono, oferecendo qualidade de vida e amor.Banco de AlimentosCiclocidadeFocinhos de LuzGarupaICEIProjeto CELTransporte AtivoVá de Bike
vamos fazer
um projeto juntos?
entre em contato